«O Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento actua no Pavilhão de Portugal, dando voz à alma e tradição do Alentejo. O momento mais aguardado terá lugar a 11 de Maio, ou seja, neste domingo, com uma atuação conjunta entre o Rancho e o cantor António Zambujo, numa celebração da identidade cultural da região num dos maiores palcos internacionais.
A iniciativa é promovida pela Agência de Promoção Turística do Alentejo e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, no quadro da estratégia de internacionalização da marca Alentejo. Esta participação integra os “Dias do Alentejo” na Expo e realiza-se no âmbito da missão regional coordenada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo).
“O Cante Alentejano é muito mais do que uma expressão musical — é o espelho da nossa alma colectiva,” afirma José Santos, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. “Levar o Cante até Osaka é afirmar a força de uma cultura enraizada na terra, nas vozes e nos gestos das nossas gentes. É mostrar ao mundo que o Alentejo tem uma identidade única, feita de autenticidade, pertença e harmonia.”
Esta participação na Expo 2025 Osaka contribui para o posicionamento internacional do Alentejo como destino autêntico, sustentável e culturalmente distintivo, valorizando os activos imateriais que fazem da região uma referência no turismo identitário.
Sobre a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA):
A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) é a entidade responsável pela promoção externa da região do Alentejo enquanto destino turístico de excelência. Com uma estratégia focada na valorização da autenticidade, sustentabilidade e diversidade da oferta turística, a ARPTA trabalha em estreita colaboração com agentes públicos e privados para posicionar o Alentejo nos principais mercados internacionais. A sua missão é reforçar a notoriedade do território, atrair visitantes de elevado valor acrescentado e fomentar o desenvolvimento económico e social da região através do turismo», lê-se no documento enviado à nossa redação.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com