Voltar

Alentejo reforçou promoção do enoturismo no Brasil com participação nos Vinhos de Portugal

Alentejo reforçou promoção do enoturismo no Brasil com participação nos Vinhos de Portugal

Foto: ARPTA

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) esteve presente em São Paulo e no Rio de Janeiro, numa ação que aproximou o destino de produtores, críticos, jornalistas, influenciadores, operadores turísticos, agentes de viagens e público final. A agência faz um balanço positivo da sua participação nos Vinhos de Portugal no Brasil, o evento que decorreu em São Paulo, entre 28 e 30 de maio, e no Rio de Janeiro, entre 5 e 7 de junho. A participação permitiu ainda perceber o forte interesse do mercado brasileiro por alguns dos temas que hoje marcam a promoção internacional do Alentejo. Évora 2027, Capital Europeia da Cultura, o Baixo Alentejo como Cidade Europeia do Vinho 2026, o Dark Sky Alqueva e o Vinho de Talha despertaram particular curiosidade, tanto junto dos profissionais do setor como do público brasileiro.

Ao longo dos seis dias, a presença da ARPTA permitiu reforçar o posicionamento do Alentejo como destino de enoturismo, cultura e natureza, junto de diferentes públicos estratégicos no mercado brasileiro.

A ação incluiu conversas com produtores de vinhos do Alentejo, momentos de partilha com críticos, jornalistas e influenciadores, encontros com operadores turísticos e agentes de viagens, bem como entrevistas para canais de televisão, blogs temáticos e outros meios especializados.

O contacto direto com o público final foi também um dos pontos fortes da participação. O stand do Alentejo, concebido em forma de livro e com páginas dedicadas ao enoturismo alentejano, destacou-se pela originalidade e pela ligação imediata ao território.

Pensado como uma peça visual e narrativa, tornou-se um dos espaços mais fotografados, gerando forte interação espontânea e dando visibilidade à região também nas redes sociais.

A combinação entre vinho, património, paisagem, céu noturno, autenticidade e modos de vida tradicionais revelou-se especialmente eficaz para apresentar o Alentejo para além do produto vínico.

“O mercado brasileiro tem uma relação muito próxima com Portugal e demonstra uma curiosidade crescente pelo Alentejo. Esta participação permitiu-nos mostrar que o enoturismo alentejano não se esgota no vinho. É uma porta de entrada para a cultura, para a gastronomia, para a paisagem, para a história e para experiências muito autênticas, que hoje são cada vez mais valorizadas por quem viaja”, afirma José Manuel Santos, presidente da ARPTA.

Para a ARPTA, a presença nos Vinhos de Portugal no Brasil confirma a importância de trabalhar o enoturismo como eixo de promoção turística, mas também como ponto de ligação a outras dimensões da oferta regional. O interesse demonstrado por operadores e agentes de viagens reforça o potencial de criação de novos programas turísticos associados ao enoturismo, à cultura, ao património e às experiências de natureza.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Concertos

Raquel Tavares no Pax Julia dia 26 de setembro

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.