Voltar

Saúde

Alentejo: Situação normalizada nas unidades de saúde da região

Saúde

Alentejo: Situação normalizada nas unidades de saúde da região

Foto: Site ARS Alentejo

As unidades locais de saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e do Litoral Alentejano (ULSLA) retomaram hoje a sua atividade integral, após cancelarem serviços não urgentes, na segunda-feira, devido ao apagão que afetou toda a Península Ibérica.

Em comunicado divulgado hoje, a ULSBA anunciou que, após ser restabelecido o fornecimento de energia elétrica, “foi retomada toda a atividade nas diversas unidades da instituição”.

Contactada pela agência Lusa, fonte desta ULS, que integra o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, disse que a energia elétrica regressou “na segunda-feira à noite, tendo sido hoje restabelecida toda a atividade programada [no hospital], como consultas, exames e cirurgias”.

Na segunda-feira, a ULSBA, em comunicado, informou a suspensão da atividade programada no Hospital José Joaquim Fernandes, incluindo consultas, exames e cirurgias, devido ao apagão na rede elétrica.

Devido à falha generalizada no fornecimento de energia, também a ULSLA cancelou os serviços não urgentes, como consultas hospitalares e nos cuidados de saúde primários, análises clínicas e serviço de hematologia.

Fonte da ULSLA revelou à Lusa que os serviços foram hoje retomados, entre eles as consultas e exames, e que o atendimento aos utentes regressou à normalidade. Já os serviços não urgentes afetados pelo apagão de segunda-feira “vão ser remarcados”, referiu.

A ULS do Alto Alentejo, no distrito de Portalegre, informou a população, em comunicado, na segunda-feira, que tinha acionado o plano de contingência, o que permitia “assegurar o normal funcionamento” dos hospitais de Portalegre e Elvas e o Serviço de Urgência Básica de Ponte de Sor, entre outros serviços, graças à “energia produzida através de geradores a combustível”.

Fonte desta unidade local de saúde, contactada hoje pela Lusa, confirmou que, com o regresso da energia elétrica, o plano de contingência foi levantado e a ULS está a trabalhar normalmente.

“As medidas preventivas previstas para o dia de hoje, nomeadamente a suspensão de alguns meios complementares de diagnóstico, estão a ser repostas gradualmente”, acrescentou a fonte.

Quanto à Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), que na segunda-feira indicou à Lusa que o hospital de Évora tinha ativado “o plano de contingência para continuar a garantir a atividade", mas sem especificar medidas, disse hoje que o abastecimento de eletricidade foi retomado com normalidade e “a atividade hospitalar está a funcionar como habitualmente”.

Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11:30, Portugal e Espanha, continuando sem ter explicação por parte das autoridades.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do “apagão”.

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu hoje de manhã que o serviço está totalmente reposto e normalizado.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.