Voltar

Cultura

Alvalade Medieval volta a recriar “a maior aula de história ao vivo do Alentejo”

Cultura

Alvalade Medieval volta a recriar “a maior aula de história ao vivo do Alentejo”

Está de regresso a feira medieval de Alvalade, nos dias 16, 17 e 18 de setembro, após dois anos de interrupção. Este ano a organização volta a apostar na animação de rua e nos diferentes espetáculos no centro histórico.

Ana Rita, da Associação Cultural Amigos de Alvalade, está bastante entusiasmada para o regresso da feira medieval, já são 18 edições e este ano a grande aposta foi na animação, com mais de 20 grupos a atuar durante os três dias, e nos espetáculos. O centro histórico da vila vai receber 80 mercadores, cortejos, entre outras atividades, e promete uma viagem que dá a conhecer a história desta vila, tanto à população local como aos visitantes.

Empolgada para voltar a “recriar a maior aula de história ao vivo do Alentejo”, a organização lembra que foi a 20 de setembro de 1510 que D. Manuel I atribuiu a Carta de Foral a Alvalade e 512 anos depois esta vila continua a assinalar a data com a recriação da vida na época e leva os visitantes numa viagem no tempo.

A Associação espera este ano bater o recorde da última edição (2019), que recebeu cerca de 15 mil visitantes, durante os três dias de festa. O evento, que se realiza desde 2002, é organizado pela Associação Cultural Amigos de Alvalade, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.

Sobre a programação:

O centro histórico de Alvalade transforma-se para receber El-Rei D. Manuel I e o seu séquito, com um Cortejo pelas ruas do burgo, em honra de sua Alteza. Há mercadores apregoando os mais variados artigos e artesãos que mostram e ensinam a sua arte. Centenas de figurantes trajados a rigor, da rica donzela ao camponês, do leproso em farrapos ao senhor bispo solene, criam o cenário perfeito para este regresso ao passado.

Várias representações teatrais trazem à praça a vida na Idade Média com os “Curandeiros”, “A Descoberta”, “O Caminho de Alvalade”, os “Truques de Amor” e as “Bolas de Sabão”, cujo ponto alto é a dramatização do momento em que El-Rei D. Manuel I concede a Carta Foral a Alvalade.

Há ainda espaço para o espetáculo circense “Fuga à Peste e Saltimbanco da Charneca” e a música e dança Oriental. Os cavaleiros mostram-nos a sua valentia no “Combate de Armas Medieval em honra de El-Rei D. Manuel I” , no “Duelo de Esgrima pela Guarda” e no “Torneio d' Armas Apeado e a Cavalo”.

A música da época será apresentada nos espetáculos “Cantigas Medievais Galaico-Portuguesas”, “Menestréis da Terra”, “Melodias de Tempos Idos” e nas “Gaitas de Fole e Percussões Tradicionais”. As exibições com fogo “Almas do Fogo e a Floresta Mágica” e “Solstício” iluminam as noites.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.