Voltar

Ambiente

ANIMAS: nova aplicação para registar morte de animais selvagens

Ambiente

ANIMAS: nova aplicação para registar morte de animais selvagens


A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ICNF lançaram, esta semana, a plataforma ANIMAS, uma aplicação que serve para registar a mortalidade de animais selvagens. 

A DGAV e o ICNF explicam o porquê de ser importante registar a morte destes animais, afirmando que, deste modo, é possível identificar situações em que essa mortalidade está aumentada e que precisam de ser investigadas. A mortalidade também é um indicador fundamental para a deteção precoce de doenças de evolução aguda, como por exemplo a Peste Suína Africana em javalis. 

A notificação de animais selvagens encontrados mortos permite igualmente estabelecer valores base de mortalidade e limiares de alerta para as várias espécies, avaliar e identificar a necessidade de proceder a colheita de amostras nos animais mortos, permitir a remoção e eliminação dos cadáveres de forma mais rápida e eficiente e aplicar medidas de controlo adequadas. 

Todos os médicos veterinários, agentes do SEPNA, guardas florestais, vigilantes da natureza, calçadores, gestores de zona de caça, pescadores, investigadores e público em geral, podem notificar o ICNF através desta plataforma. A notificação pode ser efetuada no telemóvel, tablet ou on-line e deve-se reportar todas as espécies selvagens de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.  

A DGAV e o ICNF, no âmbito do lançamento da ANIMAS, encontram-se a divulgar um vídeo de apresentação e de funcionamento da plataforma


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.