Voltar

Agricultura

Apanha noturna de azeitona alvo de fiscalização reforçada

Agricultura

Apanha noturna de azeitona alvo de fiscalização reforçada

O ICNF e a Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo vão intensificar as ações de fiscalização ao longo da campanha de colheita 2021-22, de modo a garantir que não ocorre qualquer prática que possa promover a mortalidade de aves, em particular a apanha da azeitona durante a noite. 

Segundo um estudo sobre os impactos das culturas intensivas e superintensivas de olival em áreas de regadio, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinárias (INIAV), a prática de colheira mecânica noturna de azeitonas nos olivais superintensivo conduz à perturbação e mortalidade de aves. 

O mesmo estudo revela que as medidas de mitigação testadas, nomeadamente os processos de espantamento ensaiadas são ineficazes, o que confirma que a apanha mecânica noturna provoca significativamente a mortalidade de aves. 

Assim sendo, o ICNF alerta que esta prática em olival é alvo de ação sancionatória nos termos da lei, e relembra que a perturbação e mortalidade de aves constituem uma infração contraordenacional e penal à legislação em vigor. 


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.