Voltar

Sociedade

APAV disponibiliza manuais de apoio para vítimas de cibercrime

Sociedade

APAV disponibiliza manuais de apoio para vítimas de cibercrime

A APAV divulga que, cerca de 1 milhão de pessoas são vítimas de cibercriminalidade por dia. Apesar da Internet facilitar atividades como as compras e permitido o contato interpessoal, também criou outro cenário em que o crime pode ocorrer. Estes crimes cibernéticos podem incluir phishing, fraude, perseguição, discurso de ódio e abuso sexual de crianças.

Com o objetivo de proteger, capacitar e apoiar as vítimas de crimes eletrónicos, a APAV desenvolveu o Projeto ROAR: empoderamento às vítimas de cibercrime, em parceria com a Procuradoria-Geral da República, a Altice Portugal, a Guarda Nacional Republicana, Weisser Ring (Alemanha) e Equality and Human Rights Action Centre (Roménia) e co-financiado pelo Fundo para a Segurança Interna / Polícia da União Europeia.

A associação revela que, durante a execução do projeto, foram realizados workshops temáticos para as forças de segurança e autoridades judiciais, com o objetivo de chamar a atenção para o problema do cibercrime e para a necessidade de proteger também as vítimas destes crimes. Com o intuito de capacitar e sensibilizar potenciais vítimas de cibercrime, o aspeto pedagógico do projeto desenvolveu ações de formação para crianças e jovens, distribuindo materiais informativos.

O resultado de todas estas ações culminou na elaboração de um Manual de Procedimentos a adotar em caso de assistência às vítimas de crimes cibernéticos, um Manual de Formação, também dirigido aos profissionais que intervêm com a problemática e ainda um Policy Paper, com um conjunto de recomendações para ajudar a esclarecer eventuais questões e facilitar o trabalho de campo, acrescentou a APAV.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.