«Cinquenta anos depois da Revolução dos Cravos, este livro chega como um tributo e um registo histórico do papel determinante que as mulheres desempenharam na concretização da Reforma Agrária, sobretudo no Alentejo e no Ribatejo. Com base em testemunhos diretos, documentos e memórias vividas, a autora constrói um retrato comovente e esclarecedor da luta travada por estas mulheres por justiça, dignidade e melhores condições de vida.
Mulheres do Sul Fizeram a Reforma Agrária destaca como, no decurso desse processo revolucionário, as mulheres não foram apenas participantes, mas verdadeiras protagonistas — assumindo responsabilidades, liderando iniciativas e contribuindo decisivamente para os êxitos alcançados. Ao mesmo tempo, o livro denuncia os processos de desmantelamento e apagamento dessa conquista histórica nas décadas seguintes.
Na sessão de apresentação do livro, uma iniciativa da Associação Povo Alentejano e que teve Abílio Fernandes a apresentar a obra e a autora, Ana Benedita lembrou que o legado destas mulheres não pertence apenas ao passado. Pelo contrário, “sublinha-se a sua atualidade e a necessidade urgente de repensar e reaproveitar os ensinamentos da Reforma Agrária no presente contexto do mundo rural português, face às desigualdades persistentes, à desertificação e à urgência de um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável”», um texto publicado depois da apresentação do livro na Biblioteca de Évora.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com