Voltar

Cultura

Livro "Mulheres do Sul Fizeram a Reforma Agrária" na Feira do Livro de Lisboa - Ana Benedita

Cultura

Livro "Mulheres do Sul Fizeram a Reforma Agrária" na Feira do Livro de Lisboa - Ana Benedita

Foto: Ana Benedita

Já foi apresentado na Biblioteca Pública de Évora, bem como na Feira do Livro de Moura, o livo "Mulheres do Sul Fizeram a Reforma Agrária", da autoria de Ana Benedita, uma obra que "dá voz às mulheres operárias agrícolas do Sul de Portugal que estiveram na linha da frente da transformação social iniciada com o 25 de Abril de 1974". E está uma nova apresentação agendada para a Feira do Livro de Lisboa onde vai participar Santiago Macias, de Moura e diretor do Panteão, desde 2021.

«Cinquenta anos depois da Revolução dos Cravos, este livro chega como um tributo e um registo histórico do papel determinante que as mulheres desempenharam na concretização da Reforma Agrária, sobretudo no Alentejo e no Ribatejo. Com base em testemunhos diretos, documentos e memórias vividas, a autora constrói um retrato comovente e esclarecedor da luta travada por estas mulheres por justiça, dignidade e melhores condições de vida.

Mulheres do Sul Fizeram a Reforma Agrária destaca como, no decurso desse processo revolucionário, as mulheres não foram apenas participantes, mas verdadeiras protagonistas — assumindo responsabilidades, liderando iniciativas e contribuindo decisivamente para os êxitos alcançados. Ao mesmo tempo, o livro denuncia os processos de desmantelamento e apagamento dessa conquista histórica nas décadas seguintes.

Na sessão de apresentação do livro, uma iniciativa da Associação Povo Alentejano e que teve Abílio Fernandes a apresentar a obra e a autora, Ana Benedita lembrou que o legado destas mulheres não pertence apenas ao passado. Pelo contrário, “sublinha-se a sua atualidade e a necessidade urgente de repensar e reaproveitar os ensinamentos da Reforma Agrária no presente contexto do mundo rural português, face às desigualdades persistentes, à desertificação e à urgência de um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável”», um texto publicado depois da apresentação do livro na Biblioteca de Évora.





PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.