Voltar

Agricultura

Associação do Alentejo quer "tratamento igual entre todas as regiões” - vinhos

Agricultura

Associação do Alentejo quer "tratamento igual entre todas as regiões” - vinhos

Foto: Freepik

A APROVESA – Associação de Vinhos e Espirituosas do Alentejo vem a público manifestar a sua posição relativamente à Resolução do Conselho de Ministros que atribui um apoio extraordinário de 0,50€/kg de uva para destilação exclusivamente aos viticultores da Região Demarcada do Douro. Neste contexto vem exigir "tratamento igual entre todas as regiões", nomeadamente no Alentejo.

A Associação afirma que "o apoio destina-se apenas ao Douro, ignorando regiões igualmente afetadas. O Alentejo, responsável por cerca de 16 % da produção nacional de vinho, enfrenta os mesmos problemas de retração do consumo, inflação e aumento dos custos de produção, todavia não beneficia de medidas equivalentes".

Defende, esta associação, que "o setor vitivinícola do Alentejo é um pilar económico, garante emprego em territórios de baixa densidade e é essencial à fixação da população. Ao ser excluído destas medidas, o Alentejo é duplamente penalizado: suporta os mesmos problemas de mercado, mas sem qualquer compensação pública".

Posto isto, a  APROVESA exige, à tutela, que "esclareça quais as medidas previstas para as demais regiões vitivinícolas nacionais e qual o respetivo “envelope financeiro”, sob pena de reforçar a perceção de discriminação e injustiça". E acrescenta que "o Alentejo exige igualdade de tratamento e a extensão de medidas equivalentes a todas as regiões vitivinícolas nacionais, aplicando critérios claros de proporcionalidade e justiça territorial."



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.