Voltar

Cultura

Arte Non Stop: ANS: Antiprincesas - Carolina Beatriz Ângelo de Cláudia Gaiolas

Cultura

Arte Non Stop: ANS: Antiprincesas - Carolina Beatriz Ângelo de Cláudia Gaiolas

Hoje, na Escola Básica de Penilhos, pelas 11h00 realiza-se um teatro, ANS: Antiprincesas – Carolina Beatriz Ângelo, de Cláudia Gaiolas, no âmbito do Arte Non Stop. O Ciclo Antiprincesas é uma série de seis espetáculos sobre mulheres que marcaram a história.

A mulher em destaque nesta peça é Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher a votar em Portugal, em 1911. Na sinopse pode ler-se que “na altura a lei determinava que só podiam votar cidadãos maiores de 21 anos, que soubessem ler e escrever ou fossem chefes de família”, só conseguiu reivindicar o direito, em tribunal, de ser considerada “chefe de família” por ser viúva e mãe.

Carolina foi uma “defensora apaixonada de um ideal democrático”, segundo o que pode ler na programação do evento, “uma heroína que vem sublinhar a evidência de que a vida não é um conto de fadas, e que vale a pena enfrentar todas as dificuldades e lutar por aquilo que acreditamos”.

As seis mulheres em destaque neste ciclo, que viveram “sem coroas”, sem castelos e “não tinham superpoderes” mas que foram “verdadeiras heroínas na vida real” ao desafiar os canônes e revolucionar o mundo em vários domínios, são: a pintora mexicana, Frida Kahlo, a compositora e cantora chilena Violeta Parra, a militar boliviana de origem indígena Juana Azerduy, a escritora brasileira Clarice Lispector, a poetisa Leonor, Marquesa de Alorna e médica e feminista Carolina Beatriz Ângelo.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.