As “4.ªs Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos” regressam a Ourique com um workshop, um seminário e eventos de promoção dos produtos com origem nos ovinos.
Nesta quarta-feira, dia 25, terá início pelas 10h30 o workshop, “Identificação eletrónica - Uma ferramenta de apoio ao maneio e à gestão do efetivo”, no Espaço da Feira de Garvão. Ao final do dia, pelas 18h30 no Largo D. Dinis, em Ourique, haverá um momento aberto à comunidade de showcooking para degustação de produtos com origem nos ovinos, seguido de dois momentos musicais. No segundo dia, 26 de junho, quinta-feira, acontece o seminário no Cineteatro Sousa Telles, em Ourique, com início pelas 09h00 e que decorrerá até às 17h30.
Durante os 2 dias de jornadas, serão abordados temas como a aplicação de tecnologias ao maneio e gestão dos animais, a gestão do pastoreio, a inovação e adequação de estratégias nutricionais, além da saúde e bem-estar animal e estratégias para a prevenção e controlo de doenças. Além disso, serão discutidas perspetivas sobre a valorização dos produtos ovinos, como a lã, e sobre o fortalecimento das cadeias de valor, com vista a melhorar a competitividade do setor. Será um espaço de partilha de conhecimento técnico e científico, promovendo a atualização dos produtores e profissionais do setor face aos desafios atuais e futuros.
Este é o quarto ano consecutivo das Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos, promovido pela Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Romane - ProOvis, dando continuidade ao caminho iniciado em 2022, com a organização das primeiras jornadas técnicas. Com sede em Ourique, esta Associação Portuguesa tem por missão promover, divulgar e proteger a raça de ovinos Romane em Portugal, bem como defender e promover os interesses específicos e setoriais dos produtores desta raça, refere a organização, no documento que chegou à nossa redação.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com