Voltar

Saúde

Associação de Pessoas com Diabetes pede que nenhuma pessoa com esta doença fique esquecida durante a pandemia

Saúde

Associação de Pessoas com Diabetes pede que nenhuma pessoa com esta doença fique esquecida durante a pandemia


A APDP – Associação de Pessoas com Diabetes preocupada com as notícias que apontam para a “possibilidade de suspensão da atividade assistencial não urgente nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS)” demonstra a sua profunda preocupação e defende que “têm de existir formas de encontrar alternativas”. A associação pede que “nenhuma pessoa com diabetes volte a ser esquecida.”

“O acompanhamento, em fase de pandemia, é e sempre será um desafio”, refere a Associação, frisando que a “ministra da Saúde pode contar com a APDP nesta segunda vaga de Covid-19”. A APDP garante que "as associações podem apoiar as pessoas com diabetes e ajudar na sua orientação e melhor controlo."

A associação sublinha que “em tempo de pandemia é necessário implementar estratégias sensatas e objetivas que protejam as pessoas com doenças crónicas e que, mais uma vez, o SNS não pode voltar a ficar refém da COVID-19”. Acrescenta que “a pandemia do novo coronavírus exige novas soluções para conseguirmos manter um acompanhamento regular de todas as pessoas, muitas vezes pertencentes a grupos de risco. E é aqui, conforme temos vindo a defender desde o início, que entra o papel das associações, temos de ser elementos ativos” reforça José Manuel Boavida.

José Manuel Boavida afirma mesmo que a Associação tem “capacidade para triar e orientar as diferentes situações ligadas à diabetes”. O presidente da APDP defende ainda “a criação de comissões entres as Administrações Regionais de Saúde (ARS), os diretores de serviços dedicados à diabetes, a APDP e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), para a criação de locais específicos de diabetes, com linhas telefónicas dedicadas.”


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.