Voltar

Cultura

Santiago do Cacém exibe documentário sobre os presos políticos

Cultura

Santiago do Cacém exibe documentário sobre os presos políticos

Foto: Freepik

A Associação Clandestina traz o documentário "Aqueles que ficaram (em toda a parte todo o mundo tem)" ao Auditório Municipal de Alcácer do Sal nesta quinta-feira, dia 3, a exibir em duas sessões distintas (duração de 90 minutos). A primeira sessão é direcionada para a comunidade escolar, e a segunda é aberta ao público em geral, indo ser exibida pelas 21h00. As entradas são gratuitas.

"Portugal viveu 41 anos o regime político do Estado Novo, que prendeu, torturou e levou ao exílio a quem se lhe opunha. Através dos testemunhos directos de 28 familiares de resistentes deste regime ditatorial, faz se o retrato de uma época e de um país, mas também se abrem linhas para o entendimento deste presente.

Depois da voz dada aos presos políticos, clandestinos, exilados ou deportados em vários trabalhos anteriores, chegou a hora de ouvir quem também resistiu ao "cárcere" das privações materiais e emocionais, tantas vezes ainda sem idade para entender e muito menos aceitar as inevitáveis e profundas mudanças abruptas no quotidiano. Filhos, filhas, mulheres quase sempre e ainda hoje em silêncio.

Partindo da recolha e análise de algumas das cerca de 100 entrevistas realizadas com familiares de opositores e inseridas num trabalho de investigação académica na área da História Contemporânea, o filme documental vai conduzir-nos pelas vivências e consequências de um tempo obscuro na vida de cada uma dessas personagens e as suas formas de resistência, contribuindo de igual modo para o acrescer do conhecimento da história da resistência à ditadura do Estado Novo", explica a organização.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.