Voltar

Saúde

Aumento do custo de vida pode colocar portugueses a fazer "más escolhas na alimentação"

Saúde

Aumento do custo de vida pode colocar portugueses a fazer "más escolhas na alimentação"

Depois do Governo ter avançado com um cabaz de produtos alimentares com IVA zero, e de já ter sido aprovado na Assembleia da República, a Voz da Planície quis saber se as escolhas foram as ideais, ouvindo a nutricionista Ana Marta Faria.

Quando se iniciou o debate sobre os produtos essenciais a incluir, Ana Marta Faria defendia a inclusão de produtos que “respeitassem a nossa tradição e, se possível, produtos nacionais, diversificados, dentro da nossa roda dos alimentos e assegurando que cada um dos sete grupos estaria representado”. Depois de conhecida a lista, a nutricionista ficou satisfeita.

A especialista em nutrição refere que os produtos escolhidos têm como objetivo uma alimentação saudável.

“Desde cereais, derivados e tubérculos, leguminosas, fruta, hortícolas, lacticínios, carne, pescado e ovos, as gorduras e os óleos”, são os produtos que deviam estar na mesa de todos, como “base alimentar”.

O aumento dos preços e do custo de vida e as dificuldades económicas que estamos a atravessar são uma das preocupações desta nutricionista que refere que “as famílias não têm para onde se virar e cortam na comida, começando a comer pior. As alterações ao padrão alimentar [na quantidade e/ou na qualidade] devem-se essencialmente à falta de dinheiro".

As consequências destas escolhas acabam depois por se refletir no “estado de saúde e de nutrição” das pessoas, acrescenta.

E deixa um concelho, devemos focar-nos na alimentação básica, na “alimentação do antigamente”.

Ana Marta Faria deixa, ainda, um apelo às famílias que estejam a passar por dificuldades: “Peçam ajuda”. Acrescenta ainda que apesar de estarmos fora dos grandes centros, há instituições de cariz social que podem ajudar, salientando que nos devemos focar e investir na alimentação básica do dia a dia.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.