Voltar

Ambiente

Autarcas contra panéis no Grande Lago

Ambiente

Autarcas contra panéis no Grande Lago

Foto: Alqueva

Os municípios da região do Alqueva manifestam forte oposição à instalação de uma central de painéis solares flutuantes prevista para a albufeira da Barragem de Alqueva e admitem recorrer aos tribunais para travar o projeto.

 A contestação junta autarcas do PS e do PSD, que consideram a iniciativa prejudicial para o território e para a economia local.

Após uma reunião com a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, os presidentes de câmara reiteraram a rejeição do licenciamento da central fotovoltaica, apontando impactos negativos significativos, sobretudo na atividade turística ligada à natureza, aos desportos náuticos e à realização de provas desportivas federadas. Os municípios sublinham que estas atividades têm gerado riqueza e implicaram investimentos relevantes ao longo dos últimos anos.

A central solar flutuante, com cerca de 40 hectares e uma capacidade de produção de 70 megawatts, deverá ser explorada pela EDP Renováveis, com início de operação previsto para 2026. O projeto foi anunciado em 2019, no âmbito da estratégia nacional para as energias renováveis, tendo a licença sido atribuída em 2022, com um período mínimo de exploração de 15 anos.

Apesar das licenças atribuídas, os autarcas acreditam que ainda é possível suspender o projeto, quer por decisão governamental, quer por via judicial. As expectativas centram-se na fase de Avaliação de Impacte Ambiental atualmente em curso, envolvendo a Agência Portuguesa do Ambiente, os municípios afetados e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

A contestação envolve os municípios do Regolfo do Alqueva — Moura, Portel, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Alandroal — e estende-se à Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago de Alqueva. Os autarcas defendem que estes territórios tiveram um papel determinante na criação do empreendimento, mas continuam a não beneficiar de forma proporcional dos seus impactos, apontando a ausência de contrapartidas fiscais e dificuldades no acesso à água para regadio.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.