"Este plano de ação define 40 medidas concretas que visam garantir mais e melhores políticas autárquicas. Este documento resulta de um processo participativo alargado, com origem no Fórum Nacional "Voz Jovem", que decorreu em Guimarães em julho de 2025, e envolveu jovens de todo o país, associações juvenis e estruturas representativas locais.
A carta divide as 40 medidas por 4 eixos estratégicos que visam promover a inclusão, a participação e o desenvolvimento das políticas autárquicas voltadas para as necessidades e aspirações da juventude. O objetivo da Carta Jovem Autárquica 2025 é claro: colocar as questões da juventude no centro do debate político autárquico e garantir que as candidaturas às eleições locais conhecem e se comprometem com medidas concretas que respondam às reais necessidades dos jovens nos territórios.
Entre os Eixos encontram-se refletidas as preocupações com emprego, habitação, ambiente, saúde mental e qualidade de vida, o reforço do associativismo juvenil, transição digital justa, entre outros.
Acreditamos que é essencial que as políticas locais estejam alinhadas com as prioridades da juventude, e que as candidaturas autárquicas que se propõem a representar as comunidades tenham em consideração as propostas que a juventude já delineou.
Assim, lançamos a debate a Carta Jovem Autárquica 2025 como forma de promover a construção de autarquias mais inclusivas e próximas das necessidades da juventude.
Nesse sentido, enviamos aqui a versão digital do documento para a sua consulta: https://mail.fnaj.pt/uploads/editor_uploads/files/CARTA%20JOVEM%20AUT%C3%81RQUICA%20FNAJ(1).pdf", divulga o mesmo documento.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com