Voltar

Agricultura

Barragem de Campilhas em Santiago do Cacém sem água para campanha de rega

Agricultura

Barragem de Campilhas em Santiago do Cacém sem água para campanha de rega

A rega, a partir da barragem de Campilhas, em Santiago do Cacém (no distrito de Setúbal), voltou a ser cancelada este ano devido à seca, revelou a associação gestora, criticando ainda o previsível aumento do preço da água de Alqueva.

Ilídio Martins, diretor adjunto da Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado, em declarações à Lusa, afirmou que a albufeira está, neste momento, com um nível de armazenamento “que nos deixa muito preocupados perante o ano agrícola” que arranca “dentro de poucos meses”.

A barragem de Campilhas, que “estava com 3 por cento” de armazenamento de água no início do inverno, tem “neste momento 12 por cento”, precisou o responsável, acrescentando que esta situação “não permite fazer [a] campanha de rega” deste ano, prevista entre abril e outubro.

Segundo o responsável este cenário de pouca chuva e de “cada vez menos água para regar” já se arrasta “desde 2013”, afetando entre “50 a 70 agricultores” do Vale de Campilhas que produzem arroz, milho e pastagem para os animais.

Esta associação de regantes fornece água para rega em 6 mil hectares neste concelho e nos municípios de Odemira e Ourique, no distrito de Beja, através de várias albufeiras, como Campilhas e Monte da Rocha.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.