Voltar

Sociedade

Museu Jorge Vieira em Beja faz 30 anos. Artista homenageado com exposição

Sociedade

Museu Jorge Vieira em Beja faz 30 anos. Artista homenageado com exposição

Foto: CM Beja

Um total de 74 peças, algumas criadas por Jorge Vieira (1922-1998) e outras produzidas por vários artistas com ligação a Beja ou ao escultor, integra a exposição que vai poder ser visitada nesta cidade alentejana. Em comunicado, a Câmara de Beja explicou que a mostra, intitulada “Terra Sol Liberdade”, é inaugurada às 17h30 deste sábado, dia 13, e que estará patente ao público até 31 de dezembro, no Centro de Arqueologia e Artes.

A iniciativa pretende celebrar os 30 anos de existência do Museu Jorge Vieira, “criado em Beja a partir da doação que o escultor fez à cidade, em 1995”, destacou o município.

“O museu tem sido casa de um conjunto notável de esculturas, maquetas e desenhos que marcaram a arte portuguesa do século XX [e] 30 anos depois e um ano depois de se cumprirem os 50 anos de Abril, a cidade devolve-lhe uma homenagem” através desta exposição, pode ler-se no comunicado.

Contactada pelas agência Lusa, fonte da Câmara de Beja indicou que a mostra resulta de um convite feito "a vários artistas" com vínculos à cidade e ao próprio escultor para "criarem e dialogarem com obras de Jorge Vieira".

"Nessa altura, foi também estabelecido que [os artistas] iriam fazer uma residência artística em Beringel”, uma das freguesias rurais do concelho, acrescentou.

E a escolha de Beringel, terra de oleiros, deveu-se ao facto de “a matéria de eleição de Jorge Vieira, embora trabalhasse outras, como a pedra e o ferro, ser o barro e a terra", revelou a mesma fonte.

Desse encontro de 10 dias, que contou com a participação dos mestres oleiros António Mestre e José Manuel Parreira, em julho deste ano, surgiram "novas obras que se cruzam agora com o espólio de Jorge Vieira".

A mostra vai apresentar ao público 28 obras de Jorge Vieira, "selecionadas por cada um dos artistas para dialogar com a sua criação artística", e 46 peças, entre desenhos e esculturas, "inéditas", ou seja, produzidas "de propósito para esta exposição", adiantou a fonte.

Noémia Cruz, que foi companheira do artista plástico e também é escultora, participa com duas peças, assim como a professora e artista Marta Castelo, com "cinco esculturas e instalações em barro", e a amiga e escultora Virgínia Fróis, com cinco peças.

Outros dos participantes são a ilustradora e sobrinha de Jorge Vieira Cláudia Guerreiro, (dois desenhos e cinco esculturas), o artista Tiago Mestre (duas instalações em barro), o ceramista Heitor Figueiredo (oito esculturas de barro, madeira e outras matérias) e a artista plástica residente em Beja Suzana Henriqueta (dois desenhos e seis esculturas).

Participaram ainda na residência artística as estudantes da Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa, Bárbara Rodrigues e Rita Carreira, "para criarem elas próprias as suas obras de arte", tendo contribuído para a mostra com oito esculturas e um desenho.

Segundo a autarquia, "mais do que um exercício comemorativo", esta exposição pretende "renovar o diálogo entre Vieira, os artistas de hoje e a cidade de Beja, perguntando de que forma continuamos a pensar o escultor e o seu 'ethos'".

Nome maior da escultura em Portugal, Jorge Vieira nasceu em Lisboa, a 16 de novembro de 1922, frequentou o Liceu Passos Manuel e a Escola de Belas-Artes, onde estudou arquitetura e escultura, e em Londres na Slade School of Fine Arts. Morreu em Estremoz, no distrito de Évora, a 23 de dezembro de 1998.

Está representado em coleções públicas e privadas, como o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu do Chiado, em Lisboa, e o museu em Beja detém grande parte do seu espólio,

Trabalhou com arquitetos como Frederico George, Francisco da Conceição Silva e Jorge Ferreira Chaves e deixou obras de arte pública como o "Gradeamento" (1997), no parque do município, em Lisboa, o Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido (1994), em Beja, ou o "Homem Sol", para a EXPO 98, no Parque das Nações, em Lisboa.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.