Voltar

Cultura

Beja, Mértola e Castro Verde com sugestões para esta terça-feira, dia 18

Cultura

Beja, Mértola e Castro Verde com sugestões para esta terça-feira, dia 18


Beja, Mértola e Castro Verde têm propostas para esta terça-feira, nas ideias para o seu fora de casa.

Começamos por Beja onde começa hoje a 16.ª Festa do Cinema Italiano, com o filme “Interdito a Cães e Italianos”, às 21h30, no Pax Julia - Teatro Municipal.

Ainda por Beja pode assistir, nesta terça-feira, às 18h00, o concerto “Sospiro”, música renascentista portuguesa com viola de mão, com Tiago Matias

18 de abril é Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no ano de 2023 com o tema Património e Mudança. As celebrações desta data decorrem, nesta terça-feira, em Mértola e Castro Verde.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), impulsiona a divulgação deste tema com a finalidade de dar seguimento à preocupação manifestada pelo ICOMOS e expressa na declaração de Emergência Climática em 2020, continuando assim, a promover o potencial do património no caminho para uma ação climática inclusiva, transformadora e justa.

Com o tema “Património e Mudança” pretende-se divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, definindo planos de resistência e adaptação às mudanças climáticas, estimulando a reconciliação das comunidades com os seus habitats, impulsionando a divulgação da diversidade do património construído e imaterial e a sua apreensão enquanto parte integrante de um ecossistema, apoiando a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde.

Refletindo os desafios e ameaças do tempo em que vivemos, Património e Mudança traduz a oportunidade de reforçar as questões de salvaguarda, de inovação e de compromisso com a herança comum que nos une enquanto fatores de identidade e de esperança.

Em Mértola, as celebrações começaram ontem e terminam hoje com uma visita á zona de escavações da encosta do Castelo.

O Município de Castro Verde, em colaboração com a Paróquia, assinala hoje esta celebração, com a realização de duas visitas guiadas à Basílica Real e ao Tesouro, abertas ao público em geral, e com a participação de alunos de duas turmas da Escola Secundária. As visitas acontecem em dois horários distintos, às 10h00 e às 15h00.

Durante a iniciativa, será efetuado um enquadramento histórico do monumento, que é o principal templo do concelho, classificado como Monumento Nacional depois de um longo processo de reabilitação, iniciado em 2018, que culminou recentemente com a finalização dos trabalhos de requalificação do teto pintado e dos dois tímpanos.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.