Voltar

Cultura

Beja, Pias e Ferreira do Alentejo com sugestões culturais para estes dias

Cultura

Beja, Pias e Ferreira do Alentejo com sugestões culturais para estes dias

Foto: Rádio Voz da Planície

Em Beja, o FITA sugere mais uma peça de teatro para esta terça-feira, 27. Pias, no concelho de Serpa, convida a reviver a tradição do Jordão, na Casa do Povo. Em Ferreira do Alentejo é inaugurada uma exposição, no espaço da Universidade Popular.

Em Beja pode ver esta noite, às 21h30, mais uma peça de teatro integrada no programa do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), organizado pelas Lendeas d’Encantar.

Hoje a proposta vai para “Hanami. La belezza de la existência”, no Pax Julia -Teatro Municipal. Trata-se da apresentação da companhia Hanami, no FITA 2023, ou seja, a proposta do país convidado deste ano, o Uruguai.

A Casa do Povo de Pias, no concelho de Serpa, e o grupo Trilhos d`as Pias montaram um Jordão, na Casa do Povo, em honra de São João, que está patente ao público até dia 30 deste mês.

“Pias é a única localidade no País que mantém esta tradição viva. O Jordão é feito numa casa com cerca de vinte metros quadrados aproximadamente. A casa é forrada de folhas de faias e o chão forrado a tábua. O altar é revestido a alecrim e erva-cidreira, obrigatoriamente com murta e uma cana verde. Na frente, altar, é colocada a imagem de São João Baptista e um lago improvisado onde as crianças e os adultos molham as mãos para salpicarem as suas próprias cabeças, molhar a testa. Na mesa do lado, está o candeeiro de cobre, iluminado com azeite, um mealheiro e as velas oferecidas pelos visitantes.

A montagem do Jordão obedecia a uma crença, que era um meio de pagamento de promessas. Estas eram feitas no tempo da guerra colonial, se os seus filhos voltassem e com saúde dessa mesma guerra. Há mais de cem anos de conhecimento da tradição, que em Pias se cumpre com a realização do “Jordão”. As quadras cantadas no Jordão, mantém-se até ao São Pedro, cantadas por grupos que visitam os Jordões existentes na vila. Por fim uma quadra/missa em ação de graças a São João Baptista, para agradecimento da promessa. “Ó Baptista, ó Baptista, / Não te esqueças! / Que este Jordão foi armado /Para pagar uma promessa.”

Em Ferreira do Alentejo, a exposição “Casas no Alentejo” é inaugurada esta tarde, pelas 18h00, na Universidade Popular, edifício do Centro Cultural Manuel da Fonseca. Este será também o momento do Lançamento da Revista Casas Internacional - Casas no Alentejo.

Casas no Alentejo é uma iniciativa da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos (OASRALT) que pretende, através de uma exposição local e de uma publicação internacional impressa, dar visibilidade a obras de habitação unifamiliar de referência na região e respetivos arquitetos, contribuindo para a promoção da qualidade arquitetónica, como legado cultural.

A exposição “Casas no Alentejo”, que foi inaugurada em outubro de 2022 na Igreja do Salvador, em Évora, continua o seu itinerário pelos municípios do Alentejo.

A inauguração da exposição antecede o lançamento da revista “Casas Internacional-Casas no Alentejo”, que terá lugar pelas 18h30, no mesmo local.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.