Voltar

Sociedade

“Beja pode ser a capital do Sudoeste Ibérico”

Sociedade

“Beja pode ser a capital do Sudoeste Ibérico”

O OBA fez ontem a sua apresentação oficial, numa cerimónia que contou com a presença de António Costa e Silva, autor do Plano de Recuperação Económica do País 2020-2030. “Beja pode ser a capital do Sudoeste Ibérico” e a “estratégia do OBA está alinhada” com o que está pensado no plano, referiu António Costa e Silva. O “OBA é uma entidade que tem como principal objetivo agir” disse Jorge Barnabé.

“Resolver os problemas das pessoas para depois desenvolver é a estratégia do Observatório do Baixo Alentejo (OBA) baseada no conceito da geoeconomia” e António Costa e Silva corroborou estes pressupostos, indicando várias possibilidades para o território do Sudoeste Ibérico, que “começa no Atlântico e se expande para o espaço ibérico”. Neste contexto, António Costa e Silva deixou claro que o caminho a seguir é este, “transformar o Interior na centralidade do interland ibérico, fazendo de Beja a sua capital”. Acrescentou que a “aposta nas infraestruturas alinhadas com as questões da descarborização, na conectividade e na luta contra a desertificação são metas importantes a concretizar até porque podem atrair fundos europeus”, foi o conselho que deixou.

João Paulo Ramôa, presidente da Assembleia-geral, explicou que o OBA “é uma entidade que tem como principal pressuposto agir e por isso”, frisou, “também é lobby porque pode contribuir para a agilização dos processos”.

“Agora o caminho é criar parcerias e permitir a esta entidade da sociedade civil desenvolver uma estratégia comum centrada nas pessoas”, deixou claro Jorge Barnabé, presidente do OBA, “numa visão mais ampla que vise a concretização”, acrescentou. E foi nesta sessão em que António Costa e Silva referiu que “é um erro apontar o aeroporto de Beja como alternativa ao de Lisboa, pois as suas potencialidades são industriais, entre elas o desmantelamento de aeronaves”, que Jorge Barnabé anunciou a defesa de um “interland ibérico a partir do aeroporto de Beja, que será promovido através da criação de um Gabinete de Promoção do Parque Logístico”.

Na sessão de apresentação que contou com a presença, também, no Pax Julia, de diversas personalidades de diferentes quadrantes políticos e entidades da região, António Costa e Silva terminou as suas palavras com um provérbio angolano: “Os pirilampos são animais sábios porque se iluminam.” E acrescentou “devemos ser pirilampos e da escuridão mudar o nosso destino e trabalhar para isso”.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.