Voltar

Sociedade

Beja recebe conferência "Mulheres na Resistência à Ditadura no Alentejo", no Museu do Sembrano

Sociedade

Beja recebe conferência "Mulheres na Resistência à Ditadura no Alentejo", no Museu do Sembrano

Foto: CM Beja

O Museu do Sembrano, em Beja, recebe esta noite, às 21h30, a conferência "Mulheres na Resistência à Ditadura no Alentejo", com Joana Sofio, que está a fazer a sua investigação na área da história social e sobre as mulheres de Montemor-o-Novo no contexto da ditadura. Em Beja, a investigadora, vai falar sobre "as mulheres "mais conhecidas e as mais anónimas que resistiram e lutaram para que a liberdade fosse uma realidade em Portugal". Ouça aqui a entrevista com Joana Sofia sobre a conferência e o seu percurso académico.

Joana Sofio explica à Voz da Planície que "nesta conferência é feita uma viagem pelo século XX, para se falar sobre as mulheres que no seu quotidiano, bem como de forma mais ativa, fizeram frente à ditadura. Catarina Eufémia e Mariana Janeiro são dois nomes conhecidos, mas há outras, anónimas, que fazem parte dos registos da PIDE e que também vão ser divulgadas pois sofreram torturas e prisões. Muitas saíram do Alentejo mas continuaram a integrar as forças da resistência contra o fascismo de forma organizada".

Este é "um tema que continua a ser do interesse de todos e é importante continuar a falar dele", deixou claro, ainda, Joana Sofio.

A sessão desta noite está integrada no ciclo de conferências Terras e Paisagens no Sul, que é organizada por diversas entidades do território, entre elas a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e a Câmara de Beja.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.