"Mais que fotografias de aviação mostra-se um olhar de um bejense, a sensibilidade de quem nasceu entre horizontes largos e silêncios profundos, enfim...um voo pela memória e pela paixão de infância, que só podia ser mostrada na cidade que me viu nascer", confidenciou à Voz da Planície Jorge Marques.
Jorge Silvestre da Silva Marques, nasceu em Beja em 1975, é profissional na área da saúde e dedica-se à fotografia desde 2020, sensivelmente, altura em que "como escape psicológico" decidiu experimentar esta arte. Começou por fotografar "conteúdo na área da culinária e marcas de vinhos", que mostrou nas suas redes sociais, criadas para o efeito. E só depois, deste trabalho inicial, deu "asas" à "sua paixão de infância", fotografar aviões pois desde criança que se lembra de ver "da janela de sua casa o movimento aéreo que se desenrolava na Base Aérea N.º 11, em Beja, na altura também da Força Aérea Alemã, e com bastante movimento".
Hoje tem muitos seguidores no seu Instagram dedicado à fotografia de aviões, tem fotografias publicadas em páginas de algumas companhias aéreas e duas fotos suas em exposição na APPLA – Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea.
O seu interesse na fotografia de aviões mantém-se, mas revela estar focado, igualmente, na fotografia da vida selvagem.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com