Voltar

Saúde

Câmara de Serpa quer "esclarecimentos sobre urgência fechada no Hospital de São Paulo"

Saúde

Câmara de Serpa quer "esclarecimentos sobre urgência fechada no Hospital de São Paulo"

Na sequência do encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Hospital de São Paulo “por períodos diários sucessivos nos últimos dias”, A Câmara enviou, no passado dia 4, uma carta ao ministro da Saúde onde pede "esclarecimentos" sobre o encerramento deste serviço, de acordo com informação disponibilizada no Site do Município.

O documento seguiu, também, para a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) e a Misericórdia, responsável pela gestão deste serviço, 

A autarquia serpense tem vindo a expressar nos últimos anos, frisa no documento, “uma preocupação face à progressiva degradação da prestação de cuidados de saúde no concelho de Serpa. Com a evolução negativa da situação foram, durante o ano de 2022, estabelecidos contactos com as entidades que tutelam esta área de intervenção, designadamente o Ministério da Saúde, a ARSA, a ULSBA e a Santa Casa da Misericórdia de Serpa com o objetivo de analisar, avaliar e contribuir para encontrar soluções, relativamente à prestação dos cuidados de saúde”.

João Efigénio Palma, presidente da Câmara de Serpa, esclarece que num "concelho com população envelhecida e a precisar de fazer longas distâncias para chegar a Beja, a falta desta resposta agudiza ainda mais as suas situações de saúde".

Acrescentou que enviou este documento para que "seja dada uma resposta, no sentido de se repor o serviço em falta, ou seja, perceber com o que se conta, tendo em atenção, e nada tendo contra a Misericórdia, que a gestão atual não é capaz de manter esta resposta de saúde essencial no concelho de Serpa e nos limítrofes".

A Câmara de Serpa reforça que “tem manifestado sempre o seu apoio à luta das populações face à degradação da prestação de cuidados no Hospital de São Paulo e serviços prestados pela Santa Casa, desde 2015, através do Acordo de Cooperação relativo à devolução do Hospital de São Paulo à Misericórdia de Serpa, saindo assim esta unidade de saúde, da esfera do Serviço Nacional de Saúde”.

A autarquia sublinha, ainda, que “no dia 3 de julho, no âmbito da Iniciativa «Saúde Aberta», o executivo municipal teve oportunidade, mais uma vez, de manifestar as suas preocupações ao ministro, sobre o Hospital de São Paulo. O ministro revelou estar a analisar a situação, com grande preocupação, e a trabalhar para uma eventual reversão do acordo estabelecido”.

A Câmara de Serpa diz, igualmente, que considerou que "o recente fecho do serviço de atendimento permanente transmite à população uma ideia de encerramento anunciado, e manifesta incapacidade da Misericórdia de Serpa em cumprir os compromissos firmados, lesando a população no direito à saúde, um direito essencial constitucionalmente protegido”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.