Voltar

Agricultura

Seca: campanha cerealífera deste ano "deverá ser das piores", assegura Instituto Nacional de Estatística

Agricultura

Seca: campanha cerealífera deste ano "deverá ser das piores", assegura Instituto Nacional de Estatística

A campanha cerealífera de outono/inverno “deverá ser das piores”, prejudicada por mais um ano de seca severa, que penalizou também as pastagens e forragens, causando “grandes dificuldades” ao setor pecuário, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo as “Previsões Agrícolas”, em 31 de maio, do INE, num ano agrícola “novamente marcado pela seca que atinge 99,9 por cento do território do continente, dos quais 35,2 por cento em seca severa ou extrema (praticamente todo a Sul do Tejo)”, a campanha cerealífera de outono/inverno “deverá ser das piores, devido ao decréscimo das áreas e às reduzidas produtividades”.

De acordo com o instituto estatístico, também as pastagens e forragens foram “consideravelmente afetadas” pela seca, sendo as disponibilidades forrageiras “insuficientes para assegurar a alimentação de muitos efetivos pecuários a Sul do Tejo”, o que resulta num “aumento na procura de alimentos conservados num cenário de escassa oferta, com os preços a duplicarem face a 2022”.

Assim, a produção dos prados, pastagens e culturas forrageiras regista quebras na ordem dos 50 por cento no Alentejo, face a 2022, ano em que a produção forrageira tinha também já sido muito condicionada pela seca, com um decréscimo de aproximadamente de 30 por cento, relativamente a um ano normal.

Devido a estas dificuldades, o INE refere que “alguns produtores estão a optar por reduzir o efetivo reprodutor, havendo mesmo casos de abandono da atividade no Baixo Alentejo e Algarve”.

Já a norte do Tejo, “as perspetivas são menos preocupantes para a atividade agropecuária”, uma vez que os prados, pastagens e culturas forrageiras apresentam “um melhor desenvolvimento vegetativo", estando a suplementação com alimentos grosseiros armazenados e/ou alimentos concentrados "mais próxima dos parâmetros normais”.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.