"Esta iniciativa enquadra-se na estratégia municipal de implementação de práticas inovadoras que contribuem para a redução do impacto ecológico e para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, dando resposta a um tipo de resíduo que requer tratamento especializado devido à sua composição mista, que combina plástico, alumínio e borras de café.
O projeto resulta do protocolo celebrado a 21 de abril de 2025, entre o Município de Castro Verde, a Resialentejo e a Sociedade de Reciclagem de Cápsulas de Café – RECAPS, LDA, e, cuja articulação permite assegurar a correta implementação, recolha e tratamento final das cápsulas.
Os “capsulões” foram colocados em locais de proximidade, privilegiando a conveniência e acessibilidade dos cidadãos e estão disponíveis na Câmara Municipal, nas Juntas de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões, São Marcos da Ataboeira, Entradas e Castro Verde e Casével (sede e delegação), bem como no Museu da Lucerna, Posto de Turismo, Biblioteca Municipal, Fórum Municipal, Associação para a Promoção da Saúde/Liga Portuguesa Contra o Cancro e no Parque de Campismo.
A correta separação das cápsulas de café permite a valorização das suas componentes: o plástico e o alumínio são reaproveitados na produção de novos materiais, enquanto as borras de café são transformadas em composto orgânico, um fertilizante natural de elevada qualidade para a agricultura.
Com esta ação, o Município reafirma a sua aposta em soluções sustentáveis e na participação ativa da comunidade na preservação do ambiente e na construção de um futuro mais verde», lê-se no mesmo documento.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com