Voltar

Ambiente

Câmara de Castro Verde instala 12 novos "capsulões" para recolha de cápsulas de café usadas

Ambiente

Câmara de Castro Verde instala 12 novos "capsulões" para recolha de cápsulas de café usadas

Foto: Forcastro

"O Município de Castro Verde procedeu à aquisição de 12 novos «capsulões» destinados à recolha seletiva de cápsulas de café usadas em diversos pontos do concelho, num investimento total de 738 mil euros (IVA incluído), reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e a promoção da economia circular", é referido no documento que chegou à nossa redação.

"Esta iniciativa enquadra-se na estratégia municipal de implementação de práticas inovadoras que contribuem para a redução do impacto ecológico e para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, dando resposta a um tipo de resíduo que requer tratamento especializado devido à sua composição mista, que combina plástico, alumínio e borras de café.

O projeto resulta do protocolo celebrado a 21 de abril de 2025, entre o Município de Castro Verde, a Resialentejo e a Sociedade de Reciclagem de Cápsulas de Café – RECAPS, LDA, e, cuja articulação permite assegurar a correta implementação, recolha e tratamento final das cápsulas.

Os “capsulões” foram colocados em locais de proximidade, privilegiando a conveniência e acessibilidade dos cidadãos e estão disponíveis na Câmara Municipal, nas Juntas de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões, São Marcos da Ataboeira, Entradas e Castro Verde e Casével (sede e delegação), bem como no Museu da Lucerna, Posto de Turismo, Biblioteca Municipal, Fórum Municipal, Associação para a Promoção da Saúde/Liga Portuguesa Contra o Cancro e no Parque de Campismo.

A correta separação das cápsulas de café permite a valorização das suas componentes: o plástico e o alumínio são reaproveitados na produção de novos materiais, enquanto as borras de café são transformadas em composto orgânico, um fertilizante natural de elevada qualidade para a agricultura.

Com esta ação, o Município reafirma a sua aposta em soluções sustentáveis e na participação ativa da comunidade na preservação do ambiente e na construção de um futuro mais verde», lê-se no mesmo documento.

Comente esta notícia

Leia também...


18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Bandidos do Cante e António Zambujo anunciam a "Primavera"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.