Voltar

Sociedade

Ourique e Castro celebram coroação de Afonso Henriques como rei de Portugal

Sociedade

Ourique e Castro celebram coroação de Afonso Henriques como rei de Portugal

Hoje celebram-se mais de oitocentos anos da consagração de Afonso Henriques como rei de Portugal, foi coroado a 25 de julho de 1139. Os concelhos de Ourique e Castro Verde comemoram a data. Trata-se da Batalha de Ourique.

Em Ourique, as comemorações são feitas com o hastear da bandeira nacional e cante do hino, às 10h00, seguida da divulgação da história da Batalha de Ourique, às 11h00, para crianças até aos seis anos, na Biblioteca Municipal. Uma iniciativa que repete depois às 14h00, mas para crianças dos seis aos 12 anos de idade.

Para as 19h00, Ourique programou a atribuição da antiga Estrada Nacional (EN) 123, junto à rotunda da Viola Campaniça, ao Comendador Joaquim António Pereira Baraona. Meia hora depois é feita uma homenagem, póstuma, no Miradouro de Ourique, ao mesmo Comendador.

O município de Castro Verde homenageia o Exército Português, no Jardim do Padrão, às 09h00, segue-se uma missa campal, às 10h00, junto à Basílica Real, presidida pelo Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério. Às 11h30 há romagem ao Padrão da Batalha de Ourique, no sítio de São Pedro das Cabeças, local onde se realiza uma cerimónia militar evocativa, com o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores junto ao monumento evocativo e homenagem aos mortos na Batalha.

Comemorar esta data é “relembrar a bravura do exército português”, da altura, assim como “a importância das pessoas e dos territórios para a sua identidade e soberania”. É, ainda, “momento de convergência de memória do presente e da visão para o futuro, que, este ano, conta com a sensibilização de todos, incluindo os mais jovens, para a memória coletiva da história de Portugal”, frisam os dois municípios sobre a celebração desta data, nos concelhos de Ourique e Castro Verde.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.