Durante a apresentação, o presidente da Câmara Municipal, António José Brito, sublinhou a importância da intervenção, por se tratar de um investimento "absolutamente fundamental para melhorar as condições de acesso aos cuidados de saúde primários no concelho e em toda a região, nomeadamente nos concelhos vizinhos de Aljustrel, Almodôvar, Ourique e Mértola".
"Trata-se de um projeto fundamental, não só para Castro Verde como para toda a região do Campo Branco. Nós temos, por isso, trabalhado muito para alcançar este objetivo que, acreditamos, é fundamental para a população e para a sua qualidade de vida", afirmou.
O presidente da Câmara Municipal adiantou, ainda, que o processo "tem sido moroso e, para andar de uma vez por todas, a Câmara decidiu assumir a responsabilidade de fazer toda a gestão a obra, desde a elaboração do projeto até à construção". "Acreditamos que se trata de um projeto estratégico e muito importante para o futuro do concelho", disse.
Na sessão, o presidente da ULSBA sublinhou a importante parceria com a Câmara Municipal que vai permitir renovar dois serviços fundamentais e estratégicos para toda a região. E destacou ainda a colaboração dos profissionais de saúde, cujos contributos foram muito relevantes para a revisão do projeto.
A requalificação do Centro de Saúde, com ampliação do Serviço de Urgências, pretende modernizar as instalações e os equipamentos do edifício, melhorando o conforto dos utentes e profissionais, ao mesmo tempo que se aumenta a capacidade de atendimento, especialmente na Urgência.
A elaboração do projeto, que se encontra em fase final, está a ser realizada pelo gabinete de arquitetura MVCC - Mercês Vieira e Camilo Cortesão Arquitetos. A obra, integralmente assumida pela Câmara Municipal, representa um investimento total de 2.140.625 €, financiado pela autarquia com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, do presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), José Carlos Queimado, e dos arquitetos Camilo Cortesão e Mercês Vieira, da empresa MVCC, que está a elaborar o projeto.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com