Voltar

Cultura

Cine Oriental de Aljustrel recebe neste sábado estreia da peça de teatro A Mina

Cultura

Cine Oriental de Aljustrel recebe neste sábado estreia da peça de teatro A Mina

A apresentação desta peça de teatro integra-se no programa da Exposição Aljustrel — 100 Anos, do Fundo à Superfície e está marcada para este sábado, dia 3, para as 21h00, para o Cine Oriental.

A peça de teatro tem como cenário as minas de Aljustrel e as lutas dos mineiros por mais segurança e melhores condições de trabalho, em que diferentes histórias de amor se vão entrelaçar e revelar como o difícil trabalho dos mineiros afeta as suas vidas pessoais. Apesar de inspirada em histórias verídicas, a peça é uma obra de ficção.

A autora, Amaranta Osorio, é escritora, dramaturga, atriz e produtora mexicana, com trabalho realizado e traduzido em vários países. Foi distinguida com importantes prémios. Escreveu La Mina em Maio de 2022, durante a residência de escrita promovida pela Companhia de Teatro Lendias d'Encantar no Centro de Artes de Aljustrel.

A encenação da peça é de Júlio Cesar Ramirez, ator e promotor teatral cubano. Criador do Grupo Teatro D’Dos, estreou cerca de trinta peças de teatro, tendo conquistado importantes prémios e reconhecimentos dos mais importantes festivais e eventos do seu País. Desde que é 2003 é encenador na Companhia de Teatro Lendias d’Encantar, sendo atualmente o seu codiretor artístico. A tradução do texto para português ficou a cargo de Isabel Galope.

Do elenco fazem parte atores da Companhia de Teatro Lendias d’Encantar e atores amadores de Aljustrel: Clara Cunha, Henrique Maio, Tito Oliva Godinho, Marta Almeida e Ângela Santos.

A produção é da Companhia de Teatro Lendias d’Encantar, com apoio à produção de Isabel Galope, Manuel Camacho. A entrada é livre, com reserva antecipada de bilhete ou no próprio dia do espetáculo.

A exposição Aljustrel — 100 Anos, do Fundo à Superfície, que vai encerrar dia 4 de dezembro, às 12h30, tem com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, da Câmara Municipal de Aljustrel, das Juntas de Freguesia do Concelho de Aljustrel, da Fiequimetal, da Almina-Minas do Alentejo, do Museu do Aljube, da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), da União dos Sindicatos de Beja, da Câmara Municipal de Beja, do STAL, do Lendias d’Encantar, da Festa do Avante e da Rádio Telefónia Local de Aljustrel, além da colaboração de várias outras entidades e de particulares que, de uma forma ou de outra, se quiseram associar a este projeto.

 



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.