Voltar

Agricultura

"Orçamento do Estado não responde aos problemas da agricultura” dizem agricultores

Agricultura

"Orçamento do Estado não responde aos problemas da agricultura” dizem agricultores

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) diz que Orçamento do Estado (OE) para 2022 “agudiza a situação financeira das explorações agrícolas”. Recordamos que o processo do OE2022 termina hoje e que o documento vai passar no parlamento onde o governo do Partido Socialista (PS) tem maioria absoluta.

“São gravíssimos os problemas que, todos os dias, se abatem sobre a agricultura familiar e a produção nacional. Agudiza-se a situação financeira das explorações agrícolas, já muito debilitadas na sequência da pandemia, da seca, dos prejuízos com javalis e outros animais selvagens, da guerra e das sanções económicas”, destaca o comunicado da CNA.

“No gasóleo agrícola os preços continuam a aumentar e as medidas de apoio são, neste momento, manifestamente insuficientes. A escalada dos preços dos restantes combustíveis, da energia, das sementes, dos pesticidas, das rações, dos fertilizantes, dos plásticos, da maquinaria e peças e de outros fatores de produção que fazem disparar as despesas da agricultura familiar não é acompanhada por um aumento compensador do preço pago à produção”, é frisado também por esta Confederação.

“Muitos agricultores estão desesperados e veem-se obrigados a diminuir a capacidade produtiva ou mesmo a encerrar a exploração agrícola e o OE 2022 é um cabaz cheio de nada para a agricultura. É preciso canalizar verbas do Orçamento para a concretização do Estatuto da Agricultura Familiar, para o apoio aos circuitos curtos de comercialização, para o apoio ao gasóleo agrícola e a concretização da eletricidade verde. E para acabar com a especulação com a energia e com os alimentos é necessário que haja uma regulação pública dos mercados e da produção”, são as outras reivindicações que a CNA faz.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.