Voltar

Cultura

Feira do Livro de Beja começa hoje. Ondjaki, na iniciativa, nesta quarta-feira, 21

Cultura

Feira do Livro de Beja começa hoje. Ondjaki, na iniciativa, nesta quarta-feira, 21

A cerimónia de inauguração da Feira do Livro de Beja realiza-se nesta quarta-feira, 21, às 18h30, segue-se o lançamento da quarta edição do Prémio Literário Joaquim Mestre, com as presenças dos presidentes da ASSESTA, Luís Miguel Ricardo, e da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, assim como da diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.


Nesta data, 21 de junho, o auditório do Centro Unesco recebe Ondjaki, que vai estar à conversa com José Mário Silva, a partir das 21h30.

Nesta quarta-feira é dia, também, para ouvir “Os regionalismos na sociedade e nas artes”, um programa feito em direto no espaço ASSESTA, com emissão a partir da feira para os 104.5 FM da Rádio Voz da Planície de Beja, a partir das 19h30.

Neste mesmo horário, 19h30, pode assistir a “15 minutos com... Mário Cesariny e Natália Correia por Elsa Ligeiro (Alma Azul)”, na Biblioteca Municipal de Beja.

A Feira do Livro decorre no centro da cidade - Portas de Mértola, Terreiro dos Valentes, Jardim do Bacalhau, Biblioteca Municipal José Saramago, Centro Unesco e Pax Julia - Teatro Municipal. Os livros “ocupam”, também, locais que têm estado encerrados e que abrem neste período, de que são exemplo o “Cortiço” e o espaço que recebeu, durante anos, as “Modas Fetal”.

Nesta edição há livros com mais de 70 selos editoriais nas diversas bancas, divididas por temáticas. Em 2023 existe, no Terreiro dos Valentes, um espaço de venda de livros dos autores da região, com sessões de autógrafos agendadas para os dias 24 e 25 de junho. De realçar que o programa de 2023 sugere, igualmente, a tertúlia de influenciadores digitais, dia 24 de junho, marcada para o Centro Unesco.

O programa da Feira do Livro de Beja, em 2023, tem como objetivo, entre outros, promover a convivência entre autores do território, nacionais e internacionais, a celebração dos centenários de Urbano Tavares Rodrigues, Natália Correia e Mário Cesariny, assim como a revelação do Roteiro Literário Mariana Alcoforado, que é lançado no dia 25 de junho.

Tertúlias, sessões de contos, lançamentos de livros, exposições, performances literárias/musicais são algumas das muitas propostas do programa cultural da Feira do Livro de Beja, que sugere, igualmente, a atividade “retratos escritos: o que te quero dizer” - um escritor, uma máquina de escrever frente a frente, para fazer um retrato escrito de quem por lá passar, no dia 25 de junho.

Nesta Feira do Livro de Beja marcam presença autores bem conhecidos, como são o caso dos angolanos Ondjaki - Prémio Literário Vergílio Ferreira 2023 e Prémio Literário José Saramago 2013 - e José Eduardo Águalusa - Prémio Internacional Dublin Literary Award 2017 e Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como do brasileiro Rafael Gallo - Prémio Literário José Saramago 2022.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.