Voltar

Sociedade

Município de Odemira celebra hoje centenário da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau

Sociedade

Município de Odemira celebra hoje centenário da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau

Foto: CM Odemira

A Câmara Municipal de Odemira, a Força Aérea Portuguesa e a Universidade do Porto assinalam hoje, dia 7, pelas 15h30, no Museu do Ar, em Sintra, os 100 anos da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau (1924-2024). A travessia foi feita em 1924 por Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia. Esta viagem é vista como "um feito pioneiro e emblemático na aviação internacional".

As comemorações têm lugar até setembro e são organizadas, em colaboração com diversas entidades nacionais e internacionais. A iniciativa termina no concelho de Odemira, local onde nasceu o comandante Brito Paes e onde se iniciou a viagem aérea.

O dia de hoje fica marcado pela realização de uma conferência de enquadramento histórico, conduzida por Lourenço Henriques-Mateus, membro da Direção Histórico-Cultural da Força Aérea e da apresentação do livro “De Portugal a Macau - A Viagem do Pátria”, de Sarmento de Beires. Trata-se de uma edição bilingue português/mandarim de Rita Pina Brito e da coordenadora científica das comemorações, Isabel Morujão, que integra o  Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – CITCEM/FLUP.

Este domingo, dia 7, é inaugurada, ainda, a exposição “Portugal na aventura de voar. Centenário da Viagem aérea de Portugal a Macau (1924-2024)”. De seguida tem lugar a visita guiada ao Museu do Ar e à Sala dos Pioneiros.

As comemorações do centenário da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau chegam ao fim com a apresentação e a degustação de uma edição especial de vinho branco produzido no concelho de Odemira, que assinala esta efeméride. Em sentido paralelo vai ser entregue um postal completo de correios relacionado com o Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau, por iniciativa dos CTT Correios de Portugal.



PUB
PUB
PUB

Música

Linda Martini estreiam "Uma Banda"

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.