Saúde

"É urgente iniciar negociações com os profissionais", alerta a Federação Nacional dos Médicos

Saúde

Foto: Freepik

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aguarda a resposta ao pedido de audiência à ministra da Saúde, para, quanto antes, se inicie o diálogo e as negociações com os médicos. A FNAM considera que "é urgente devolver médicos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), para que consigam assegurar os melhores cuidados de saúde à população".

No entender da FNAM "apenas com salários base justos e com a melhoria das condições de trabalho é possível assegurar no SNS consultas e cirurgias a tempo e horas, médicos de família a toda a população, capacitar as respostas necessárias para a saúde pública, bem como medidas que compensem a penosidade do trabalho médico, também no serviço de urgência".

Esta Federação alerta que "a degradação consecutiva das condições de trabalho, fruto das políticas de saúde dos sucessivos governos, levaram à saída de médicos do SNS para o sector privado e para a emigração".

A FNAM garante que tem soluções para fixar médicos e aguarda com "expectativa uma primeira reunião com a nova ministra da Saúde, Ana Paula Martins, de forma a dar início a uma negociação que seja séria e competente".

PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024