Voltar

Educação

Concelho de Beja com todas as escolas a funcionar no novo ano letivo, assegura autarquia

Educação

Concelho de Beja com todas as escolas a funcionar no novo ano letivo, assegura autarquia

Com o novo ano letivo “à porta”, a Voz da Planície quis saber se está tudo assegurado no regresso às aulas, no concelho de Beja. “Em 2023/2024 todas as escolas estão em funcionamento, com pessoal não docente garantido, assim como refeições escolares e manutenção de espaços”, assegura Marisa Saturnino, vereadora com o pelouro da Educação na autarquia bejense.

“Todos os ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao secundário têm funcionamento garantido em todas as escolas do concelho de Beja, sendo que ao nível do 1.º Ciclo, o Centro Escolar de Santiago Maior, na cidade, é o que tem mais alunos e o com menos, o de Santa Maria”, deixou claro a vereadora Marisa Saturnino.

Acrescentou, Marisa Saturnino, que nas freguesias rurais, ”Beringel é a que tem mais turmas e a União das Freguesias de Trigaches e São Brissos a que apresenta menor número de inscritos, mas com funcionamento garantido na mesma, tem cinco alunos no pré-escolar e 17 no 1.º Ciclo”.

O pessoal não docente é fundamental para o funcionamento dos estabelecimentos de ensino e neste aspeto, Marisa Saturnino frisou que “desde que a autarquia recebeu as competências da educação que tem trabalhado no sentido de existirem recursos humanos suficientes para responder às exigências”. Salientou neste contexto que “o rácio no concelho está acima do determinado pela tutela”.

Também no que se refere ao pessoal não docente, a vereadora com o pelouro da educação afirma "estar tudo a postos para quando as aulas começarem, incluindo mais respostas no que diz respeito às necessidades educativas especiais, com novidades a inaugurarem em Santiago Maior no novo ano letivo que se aproxima".

Marisa Saturnino referiu, também, que “vai haver muitas reformas no pessoal não docente até ao final deste ano” e que “o Município para acautelar esta situação tem um concurso a decorrer, que está praticamente concluído e que prevê a contratação de mais quatro pessoas”.

As refeições escolares são, igualmente, uma responsabilidade da autarquia e Marisa Saturnino frisou que “estão garantidas para o novo período letivo” que se avizinha.

Neste contexto adiantou que nas escolas da cidade, as refeições continuam “a ser servidas pela empresa que já prestava este serviço” e que “nos estabelecimentos das freguesias rurais são garantidas por três instituições do concelho. O Centro Social de Nossa Senhora da Graça assegura Baleizão onde está sedeado. O Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz fornece Albernoa, onde tem as instalações. E a Casa do Povo de Penedo Gordo, o maior fornecedor pois faz refeições para oito escolas do concelho, nomeadamente as da localidade onde está, Santa Clara de Louredo, Salvada, Cabeça Gorda, São Matias, Beringel, Santa Vitória e Trigaches”.

"Durante o período de férias, a autarquia efetuou várias intervenções nas escolas dos dois agrupamentos da cidade e apoiou a juntas de freguesia rurais na manutenção dos seus estabelecimentos de ensino", avançou, igualmente Marisa Saturnino.

“Intervenções ao nível da eficiência energética, nos exteriores dos edifícios e espaços envolventes bem como na substituição ou reposição do mobiliário foram garantidas”, realçou a vereadora da educação. “Quadros, telas, projetores, assegurando a transição digital das escolas foram, igualmente, pensados e concretizados neste período”, disse ainda.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.