Voltar

Educação

Concurso especial para entrada de alunos do ensino profissional no ensino superior

Educação

Concurso especial para entrada de alunos do ensino profissional no ensino superior


O Governo deverá criar, já no próximo ano lectivo, um concurso especial para os alunos do ensino profissional entrarem no ensino superior. A notícia foi avançada pelo jornal Público que recorda que esta questão tinha estado em cima da mesa, no ano passado, mas acabou por não se concretizar.

A ideia é criar um regime especial de acesso onde os alunos que queiram concorrer ao ensino superior o possam fazer sem realizar os exames nacionais, como acontece aos estudantes dos cursos gerais. Em substituição dos exames nacionais terão “provas específicas, que podem ser teóricas ou práticas” e que serão realizadas pelas instituições de ensino a que se candidatam.

Segundo o Público “caberá às Universidades e Institutos Politécnicos decidir se aderem ao concurso especial ou não, para acolher nas suas salas alunos com cursos profissionais, cursos artísticos especializados e, ainda, da rede de escolas do Turismo de Portugal”.

João Paulo Trindade, presidente do IPBeja, afirma que, por parte desta instituição de ensino superior, há disponibilidade e interesse para aderir a esta medida.

João Paulo Trindade considera ainda que este pode ser um “regime adicional” interessante tanto para as instituições de ensino como para os estudantes que optam cada vez mais pelo ensino profissional.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.