Voltar

Agricultura

Congresso de Cáceres debate potencial da pecuária extensiva hoje e amanhã

Agricultura

Congresso de Cáceres debate potencial da pecuária extensiva hoje e amanhã

Começa hoje, o terceiro Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva - Sustentabilidade Garantida, em Cáceres. Iniciativa em que a ACOS - Associação de Agricultores do Sul é parceira na organização.

Sustentabilidade Garantida "é o tema principal deste congresso que pretende ser um instrumento de reflexão, e de debate, sobre o potencial da pecuária extensiva, tendo em conta o seu papel na salvaguarda da biodiversidade e na economia circular”, refere a ACOS, em comunicado.

Neste congresso participam 58 intervenientes nos painéis, mais 12 investigadores com apresentação de comunicações orais, vídeos e posters e ainda cerca de 500 assistentes portugueses e espanhóis. A delegação portuguesa é constituída por cerca de centena e meia de participantes.

Os painéis temáticos vão incidir sobre produção em extensivo, sanidade animal e vegetal, ecossistema gerador de valor, promoção e comercialização de produtos da montado, sustentabilidade e Política Agrícola Comum (PAC). 

A sessão inaugural é hoje, às 13h00, na presença do secretário geral da Agricultura e Alimentação do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, Fernando Miranda Sotillos, o direto geral do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura e Alimentação de Portugal, Eduardo Diniz, a representante do Município de Cáceres, María José Pulido Pérez, o reitor da Universidade da Extremadura, Antonio Hidalgo Garcia, o Presidente das Cooperativas Agroalimentares de Espanha, Angel Vallafranca Lara e o presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido.  

O programa do primeiro dia, 1 de dezembro, sugere, entre outras matérias, uma análise às estratégias europeias para a pecuária extensiva, no âmbito da PAC. Amanhã, 2 de dezembro, são tratados os temas da sustentabilidade e a futura Política Agrícola Comum (PAC).

A organização do terceiro Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva – Sustentabilidade Garantida pertence à parceria constituída pela ACOS - Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG).



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.