Voltar

Cultura

Contos que moram dentro de nós, por Jorge Serafim e Luzia do Rosário, na Biblioteca de Beja

Cultura

Contos que moram dentro de nós, por Jorge Serafim e Luzia do Rosário, na Biblioteca de Beja

Contos que moram dentro de nós, por Jorge Serafim e Luzia do Rosário, é a proposta da Biblioteca Municipal de Beja para esta sexta-feira. Uma sessão com início marcado para as 21h00 e inserida na iniciativa deste espaço cultural da cidade de Beja "Mil e uma noites, mil e uma histórias".

A sessão desta, na Biblioteca de Beja, é com dois contadores de histórias, Luzia do Rosário e Jorge Serafim, que se juntam para partilhar com os seus ouvintes “Contos que moram dentro de nós”. "Trazem nos bolsos narrativas de um mundo maior, oriundas de diferentes origens e povos, possuem ora na profundidade ora na leveza da palavra o condão de humanizar o silêncio, a escuta e a cumplicidade entre todos. Narrador e ouvintes desnudados de adereços atravessam geografias sublimes. São as palavras na sua extraordinária extensão a regressar ao coração das pessoas", é referido sobre a noite de histórias desta sexta-feira.

Biografia dos contadores:

Jorge Serafim foi funcionário da Biblioteca Municipal de Beja durante treze anos no sector infantojuvenil, desenvolvendo funções na área da narração oral e promoção do livro e da leitura.

Como narrador de contos tradicionais e promotor do livro e da leitura, atividade que vem exercendo já lá vão aproximadamente 20 anos, destaca as inúmeras escolas, bibliotecas públicas e municipais, prisões, centros de dia, festivais de teatro, feiras do livro, centros culturais, que vem percorrendo de norte a sul do país levando a arte milenar da palavra nua e crua e ao mesmo tempo imaginária deliciosa e doce a quem a queira ouvir.

A salientar também as oficinas de mediação de narração oral e mediação de leitura que tem efetuado para as Associações de Pais, Professores e Educadores.

Da itinerância que vai construindo no dia-a-dia, guarda na memória algumas das sessões de contos efetuadas em diversos locais do mundo.

Luzia do Rosário nasceu em África, mas foi o Alentejo que a viu crescer. É filha de mãe africana e pai alentejano.

Desde pequena que as histórias e os livros fazem parte da sua vida. O gosto pelos livros começou com a curiosidade de viver aventuras, conhecer lugares, pessoas, aprender o novo. Da magia e do som das palavras que ficavam acordadas por dias a ressoar dentro de si.

É mediadora de leitura na Biblioteca Municipal de Beja há 24 anos.

Como contadora de histórias gosta de levar os seus contos do mundo a bibliotecas, lares, escolas. Tem sido convidada para Festivais de Narração de norte a sul de Portugal. Diz que tem a sorte de trabalhar e amar aquilo que faz.

 



PUB
PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Concertos

Taylor Swift aterrou no aeroporto em Beja

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.