Voltar

Sociedade

Cortejo Histórico e Etnográfico hoje em Serpa. Realização dependente das condições atmosféricas

Sociedade

Cortejo Histórico e Etnográfico hoje em Serpa. Realização dependente das condições atmosféricas

Foto: Facebook CM Serpa

A 42.ª edição do Cortejo Histórico e Etnográfico realiza-se este domingo, dia 31, pelas 16h00, em várias ruas e artérias da cidade de Serpa. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal, em colaboração com o Movimento Associativo e as Juntas e Uniões das Freguesias do concelho, mas a sua concretização no dia de hoje está dependente das condições atmosféricas.

O desfile conta com a participação de 700 pessoas e de 39 carros. Com este evento, o Município de Serpa "retrata a história, o património, a etnografia, o Cante Alentejano - Património Cultural Imaterial da Humanidade e as tradições identitárias das gentes do concelho".

Este ano, os temas centrais do cortejo são o 50.º aniversário da revolução dos cravos e os 10 anos da entrada do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

O percurso inicia-se no Parque de Máquinas, na Rua da Abegoaria e termina junto à Fonte Santa, localizada na Rua dos Arcos.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Serpa lembra que o primeiro cortejo teve lugar há 45 anos. A organização do evento era da responsabilidade da Comissão de Festas apenas com a componente etnográfica. Mais tarde, a iniciativa passou a contar com a componente histórica. 

O evento integra-se nas Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe, santa padroeira da cidade de Serpa. 

Palmira Guerreiro, vereadora da Câmara Municipal de Serpa, sublinha que a participação da comunidade é indispensável para a realização desta iniciativa.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.