Voltar

Saúde

Covid-19: 700 mil portugueses vivem com sintomas depressivos

Saúde

Covid-19: 700 mil portugueses vivem com sintomas depressivos

“Há cerca de 700 mil portugueses que vivem com sintomas depressivos e os confinamentos impostos pela pandemia só agravaram estes números”, dizem os dados revelados pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), e que constam no relatório 'Saúde Mental em Tempos de Pandemia'.

«A depressão é um dos problemas de saúde com mais incidência no mundo, afetando cerca de 350 milhões de pessoas e Portugal não é exceção. Segundos dados revelados pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), e que constam no relatório, “em janeiro deste ano, 27% dos inquiridos indicaram ter sintomas moderados a graves de ansiedade e 26% sintomas de depressão. Valores que se tornam ainda mais preocupantes, tendo em conta que Portugal é o segundo país da Europa com as taxas de prevalência mais elevadas em doenças psiquiátricas”, alerta a SPPSM.»

Muitas vezes, a depressão é ultrapassada "sem voltar a ter recaídas", mas para tal é "importante que a pessoa sinta que as suas queixas são ouvidas e valorizadas. O respeito e a empatia pelo seu sofrimento são a maior ajuda, para que tenha motivação para procurar ajuda médica, essencial para o sucesso do tratamento”.

Agir é fundamental. A pensar nisso, a SPPSM, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a FamiliarMente, a associação Manifestamente, e afarmacêutica Lundbeck, juntaram-se e lançaram a campanha 'Depressão sem Rodeios'


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.