Voltar

Sociedade

Covid-19: “cerca de 400 mil pessoas abaixo do limiar da pobreza devido à pandemia”

Sociedade

Covid-19: “cerca de 400 mil pessoas abaixo do limiar da pobreza devido à pandemia”

O aumento do fosso entre ricos e pobres no país é destacado no novo estudo do Observatório Social da Fundação "la Caixa" em que é evidenciado, também, que cerca de 400 mil pessoas estão “abaixo do limiar da pobreza devido à crise provocada pela pandemia”. Miguel Bento, comentador da RVP para a área social, releva, ainda, o facto, deste estudo mostrar que “aumentaram as pessoas que continuam em situação de pobreza apesar de trabalharem”.

"Em comparação com o cenário sem crise, 400 mil novos indivíduos caíram abaixo do limiar de pobreza, definido como 60% do rendimento mediano equivalente, aumentando a taxa de risco de pobreza em 25% como consequência da pandemia de covid-19", concluiu o estudo do Observatório Social da Fundação "la Caixa", da autoria do Center of Economics for Prosperity (PROSPER) da Universidade Católica de Lisboa.

Realçando que não conhece o estudo em causa de forma aprofundada, Miguel Bento, comentador da Voz da Planície para a área social, frisa que “os resultados apurados dão conta de um aumento de 25%, num ano, de situações de pobreza”, que na sua perspetiva dizem respeito “às pessoas que estão na cauda da tabela salarial em Portugal.

Segundo o documento, “as medidas”, aprovadas em Assembleia da República, “minimizaram em parte o aumento da pobreza e da desigualdade”. Neste contexto Miguel Bento releva, ainda, o facto, deste estudo colocar a nu, igualmente, “uma tendência que já se fazia sentir”, e que diz respeito “ao aumento de casos de pessoas que continuam em situação de pobreza, mas que trabalham”. Na sua opinião “esta situação prova que o aumento do salário mínimo é uma urgência”.

Com este estudo fica evidente que a covid-19 "teve efeitos assimétricos", uma vez que “as classes baixa e média-baixa, a região do Algarve e as pessoas com escolaridade até ao nono ano foram os grupos mais afetados por esta crise, com perdas claramente acima da média nacional". De acordo com o estudo, “a maior parte das pessoas mais afetadas pela crise já se situava na metade inferior da distribuição de rendimento no cenário sem crise, o que fez com que aumentasse a desigualdade.” 


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.