Voltar

Saúde

Covid-19: regras para quem testa negativo ou positivo. 3ª dose da vacina

Saúde

Covid-19: regras para quem testa negativo ou positivo. 3ª dose da vacina


Com o levantamento de restrições e o regresso às aulas há regras, para quem tem teste negativo, ou positivo, à covid-19, que urgem conhecer. Numa altura em que a 3ª dose da vacina contra a covid-19 começa a ser falada e que é preciso começar a vacinar contra a gripe, Mário Jorge, médico de saúde pública da ULSBA, explica o que se deve ter em conta.

O médico de saúde pública da Unidade Local de Saúde (ULSBA), Mário Jorge, esclarece que o levantamento das últimas restrições foi feito ainda com situações de covid-19 na comunidade complicadas, embora a maioria dos concelhos tenha níveis estáveis de contágio, e que é normal que casos nas escolas apareçam, afetando o seu normal funcionamento, assim como surtos em lares. No distrito de Beja há três surtos em lares de idosos, um em Alvito, outro em Ferreira do Alentejo e mais um em Vila Alva, concelho de Cuba.

Tendo em atenção a nova realidade da vacinação completa para muitos, as regras de isolamento profilático para situações de alto, e baixo risco, sofreram algumas alterações. Agora, explica Mário Jorge, para quem tem as duas doses de vacinas inoculadas já não é preciso isolamento se o teste efetuado à covid-19 for negativo.

A vacina contra a gripe vai começar e é provável, assegura Mário Jorge, que esta e a 3ª dose contra a covid-19 devam ser administradas em simultâneo. Nestes casos, referiu, começam a ser inoculados primeiro os grupos etários mais velhos, passando gradualmente para os mais jovens.

Mário Jorge clarifica, ainda, quais são as situações para as quais está pensada a inoculação de uma 3ª dose da vacina contra a covid-19.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.