Voltar

Educação

Politécnico de Beja cresce no "historial de investigação científica" - 2024

Educação

Politécnico de Beja cresce no "historial de investigação científica" - 2024

Foto: Luís Pedro Rosário

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) "alcançou em 2024 um marco importante no historial da sua investigação científica. De acordo com a base de dados internacional SCOPUS, o número de publicações científicas associadas ao IPBeja atingiu um total de 126 publicações em 2024, com destaque para as áreas das Ciências Sociais (13,6%), Saúde (9,8%), Agricultura e Biologia (9,1%) e Informática (8,7%). Estes dados refletem igualmente a diversidade e equilíbrio da produção científica nas quatro escolas que compõem o IPBeja, demonstrando uma presença uniforme da atividade de investigação em todas elas."

"Ao longo do quadriénio 2021-2024, foram registados na SCOPUS 491 documentos científicos, o que representa um aumento expressivo de 73% em relação ao período anterior (2017-2020), no qual foram contabilizados 284 documentos. Este avanço reflete o compromisso do IPBeja e dos seus docentes em promover a investigação e o desenvolvimento científico como pilares estratégicos da sua missão.

Entre as recentes iniciativas de destaque encontram-se a divulgação dos trabalhos classificados como Q1 na SCOPUS e a aprovação de novos regulamentos de “apoio à atividade científica” e “apoio à realização de eventos científicos”, que irão reforçar o apoio à investigação dos docentes. Paralelamente, o IPBeja tem vindo a apostar na criação de unidades de gestão para os Centros de Investigação avaliados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e promovendo a integração dos alunos em projetos de investigação, incentivando o aumento da publicação científica.

Em 2025, o IPBeja dará início à implementação do master plan (plano diretor) para a infraestrutura agrícola do Outeiro, um ambicioso projeto de médio prazo que tem como objetivo transformar esta área num centro de excelência europeu dedicado à investigação na agricultura do futuro. Este projeto reafirma o compromisso do IPBeja em promover a investigação e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para enfrentar os desafios globais do setor agrícola.

Os resultados alcançados no último quadriénio demonstram o crescimento consistente do IPBeja enquanto instituição de ensino superior focada na inovação científica, no desenvolvimento sustentável e na formação de excelência. Através de uma visão estratégica e de um investimento contínuo na investigação, o IPBeja vai continuar a afirmar-se como um motor de conhecimento e progresso, tanto na região do Alentejo como no panorama nacional", é divulgado no documento enviado à nossa redação.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.