Voltar

Cultura

Revista ALIUSTRE – Cultura e Património apresentada em Aljustrel

Cultura

Revista ALIUSTRE – Cultura e Património apresentada em Aljustrel

Foto: Revista Aljustrel

A Associação do Fundo à Superfície apresenta no próximo dia 21, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Aljustrel – Luís Amaro, o primeiro número da revista ALIUSTRE – Cultura e Património.

«Trata-se de uma nova iniciativa desta associação que pretende valorizar a cultura e a preservação do património de Aljustrel mas também desta região do Alentejo. A origem etimológica do nome da revista "ALIUSTRE" deriva da palavra que constitui a raiz do topónimo "Aljustrel", e que se encontra registada na Carta de Doação de D. Sancho II à Ordem Militar de Santiago, datada de 1235.

A ser editada periodicamente, a revista contará com a intervenção de profissionais que, abnegadamente, partilham os seus trabalhos de pesquisa, e irá abranger várias temáticas relacionadas com a conservação e preservação do património material e imaterial, contribuindo para a definição da identidade coletiva e da memória histórica desta comunidade.

Nesta primeira edição, falar-se-á da escritora alentejana esquecida, Maria Portugal Dias e de como se canta no Alentejo, do enraizamento à terra, artes caseiras e de tecelagem tradicional do Baixo Alentejo, mas será, também, traçado o itinerário e retrato de Luís Amaro, figura ímpar das letras em Portugal. No âmbito da história e da arqueologia, serão abordados os temas da pré-história recente à Idade Média de Aljustrel; da visitação da vila de Aljustrel de 1482; da história do museu mineiro de Aljustrel; dos trabalhos arqueológicos da Herdade do Reguengo (Messejana).

Num contexto mais institucional, será colocada a questão do futuro da Rede de Museus do Baixo do Alentejo, e apresentado o Campus de Aljustrel do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). Na presente publicação, será analisado o Cante - uma prática em transformação?, e dar-se-á, ainda, a conhecer a história de uma sessão eleitoral em Aljustrel, ocorrida a 13 de Outubro de 1969, poucos anos antes da revolução de 25 de Abril de 1974, numa homenagem a esta data histórica, na qual a liberdade de pensamento apenas se tornou possível com a institucionalização da democracia, consagrada na Constituição da República Portuguesa.

Esta revista, composta por oitenta e oito páginas, com espaços dedicados à poesia, conto, notícias breves e um cartoon de Luís Afonso, pretende ser duradoura e vir preencher uma lacuna no panorama editorial regional, onde revistas desta natureza escasseiam. A revista Aliustre – Cultura e Património tem o patrocínio do LNEG, da Orica Mining Services Portugal, Lda e da Associação de Beneficiários do Roxo», pode ler-se no documento enviado à nossa redação.


PUB
PUB

Música

"Carta de Despedida" é o Cartão de Boas-Vindas d'Os Descendentes

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.