Voltar

Cultura

Desassossego: arte e saúde mental hoje no Pax Julia

Cultura

Desassossego: arte e saúde mental hoje no Pax Julia


O projeto Desassossego dá palco a histórias de pessoas com doença mental, seja com esquizofrenia, depressão ou doença bipolar em Beja e no Baixo Alentejo, e envolve uma equipa pluridisciplinar de artistas e profissionais de saúde. Deste projeto nasceu uma dramaturgia, que estreia esta noite no Teatro Municipal – Pax Julia, desenvolvida com o principal objetivo de desmitificar a saúde mental através da arte.

À conversa com a encenadora da peça, Rita Calatré partilha como foi trabalhar junto da comunidade e que o principal objetivo do projeto era desmitificar a saúde mental e que foi interessante perceber que a temática da saúde mental começa a ganhar visibilidade. Trabalhar com a comunidade foi “espetacular” e frisa que, com este projeto se perceber que as artes realmente têm um impacto muito grande e que podem sair dai projetos fantásticos como este.

Rita Calatré deixa o convite para assistir à peça Desassossego, revelando que o processo de criação desta peça pretendeu “fazer florescer aquilo que Beja tem para dar em relação à saúde mental”, seja através da música, poesia ou pontos históricos da cidade que ali serão retratados.

O “Desassossego” arrancou em agosto com recolha de informação junto das pessoas envolvidas, com oficinas de teatro e por fim, conceção da peça que será apresentada, esta noite, e no sábado, em Beja, no Teatro Municipal - Pax Julia.

Produzido pelo Coro de Atores, este projeto dirigido por Miguel Magalhães é apoiado pelo Programa de Apoio em Parceria Arte e Saúde Mental da Direção-Geral das Artes (DGARTES) e conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Beja, Câmara Municipal de Beja, Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental e da Rádio Voz da Planície.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.