Voltar

Cultura

Desassossego: um projeto de imersão no quotidiano de quem se debate com a doença mental

Cultura

Desassossego: um projeto de imersão no quotidiano de quem se debate com a doença mental


O projeto Desassossego vai dar palco a histórias de pessoas com doença mental, seja com esquizofrenia, depressão ou doença bipolar em Beja e no Baixo Alentejo, e irá envolver uma equipa pluridisciplinar de artistas e profissionais de saúde. Deste projeto irá nascer uma dramaturgia que será apresentada no Pax Julia – Teatro Municipal de Beja.

Miguel Magalhães, coordenador do projeto, explica que este surge do Programa de Apoio em Parceira - Arte e Saúde Mental da DGArtes, e é um projeto do Coro dos Atores. O objetivo do Desassossego é terminar com um espetáculo documental sobre as pessoas com doença mental, retratando não só a doença e mas também aquilo que existe “para lá da doença”, promovendo, deste modo, a literacia em saúde e quebrando alguns esterótipos.

O projeto engloba diferentes fases, primeiramente com recolha de informação juntos das pessoas envolvidas, ou seja, profissionais de saúde, artistas e pessoas com doença mental. Miguel Magalhães sublinha que é importante que a visão as pessoas seja retratada ao longo de todo o projeto.

O coordenador do projeto termina, acrescentando que a partir de 31 de agosto, começam a decorrer as oficinas de teatro no âmbito do projeto, que serão abertas à comunidade. O Desassossego irá culminar com uma apresentação deste espetáculo documental, no próximo 15 de outubro, no Pax Julia – Teatro Municipal de Beja, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Beja.

A Rádio Voz da Planície de Beja é parceira para a comunicação neste projeto.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.