Voltar

Cultura

Desassossego: um projeto de imersão no quotidiano de quem se debate com a doença mental

Cultura

Desassossego: um projeto de imersão no quotidiano de quem se debate com a doença mental

O projeto Desassossego vai dar palco a histórias de pessoas com doença mental, seja com esquizofrenia, depressão ou doença bipolar em Beja e no Baixo Alentejo, e irá envolver uma equipa pluridisciplinar de artistas e profissionais de saúde. Deste projeto irá nascer uma dramaturgia que será apresentada no Pax Julia – Teatro Municipal de Beja.

Miguel Magalhães, coordenador do projeto, explica que este surge do Programa de Apoio em Parceira - Arte e Saúde Mental da DGArtes, e é um projeto do Coro dos Atores. O objetivo do Desassossego é terminar com um espetáculo documental sobre as pessoas com doença mental, retratando não só a doença e mas também aquilo que existe “para lá da doença”, promovendo, deste modo, a literacia em saúde e quebrando alguns esterótipos.

O projeto engloba diferentes fases, primeiramente com recolha de informação juntos das pessoas envolvidas, ou seja, profissionais de saúde, artistas e pessoas com doença mental. Miguel Magalhães sublinha que é importante que a visão as pessoas seja retratada ao longo de todo o projeto.

O coordenador do projeto termina, acrescentando que a partir de 31 de agosto, começam a decorrer as oficinas de teatro no âmbito do projeto, que serão abertas à comunidade. O Desassossego irá culminar com uma apresentação deste espetáculo documental, no próximo 15 de outubro, no Pax Julia – Teatro Municipal de Beja, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Beja.

A Rádio Voz da Planície de Beja é parceira para a comunicação neste projeto.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.