Voltar

Cultura

Desassossego: um projeto que entra no quotidiano de quem se debate com a doença mental

Cultura

Desassossego: um projeto que entra no quotidiano de quem se debate com a doença mental


O projeto Desassossego dá palco a histórias de pessoas com doença mental, seja com esquizofrenia, depressão ou doença bipolar em Beja e no Baixo Alentejo, e envolve uma equipa pluridisciplinar de artistas e profissionais de saúde. Deste projeto nasceu uma dramaturgia que é apresentada no Pax Julia – Teatro Municipal de Beja no final desta semana. A Rádio Voz da Planície de Beja é parceira deste projeto na divulgação.

O Desassossego tem como objetivos a consciencialização da população sobre a doença mental, a promoção da literacia em saúde e a luta contra o estigma e a desigualdade, assumindo-se como um veículo de transformação social pela Arte.

Produzido pelo Coro de Atores, este projeto é dirigido por Miguel Magalhães e culmina esta semana em Beja. Esta é uma apresentação, e estamos a falar da peça de teatro, que conta com o envolvimento de pessoas da comunidade.

A companhia de atores envolvida no projeto Desassossego está em Beja, a partir de amanhã e para além da peça, que é apresentada no Pax Julia, nos dias 15 e 16, participam, também, no 8º Encontro de Saúde Mental da ARIS da Planície, que se realiza quinta-feira, dia 14, no Centro UNESCO. As declarações são, igualmente, de Miguel Magalhães.

O espetáculo, com o mesmo nome do projeto, é “uma chapada de luva branca”, frisa Miguel Magalhães pois tem como propósito desconstruir o estigma associado às pessoas com doença mental. Nesta peça em concreto, revelou Miguel Magalhães, conta-se a história do António e de como foi confrontar-se, ele e a família, com o diagnóstico de uma doença mental.

A peça Desassossego é apresentada na sexta e depois no sábado, às 21.00 horas, no Pax Julia – Teatro Municipal de Beja.

O projeto Desassossego é apoiado pelo Programa de Apoio em Parceria Arte e Saúde Mental da DGARTES e conta, também, com as parcerias da Santa Casa da Misericórdia de Beja, da Câmara Municipal de Beja, da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental e da Rádio Voz da Planície de Beja.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.