Voltar

Sociedade

18.º Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja recebe Alain Corbel

Sociedade

18.º Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja recebe Alain Corbel

Foto: Rádio Voz da Planície

Alain Corbel está hoje em Beja, no Festival Internacional de Banda Desenhada, na Casa da Cultura. Há Futurama com atividades na cidade e outras propostas culturais, também, para a capital de distrito e concelho. Serpa e Moura são dois destinos com sugestões, igualmente, para este sábado, 17.


Hoje, 17 de junho, é dia de “O Grande Bazar das Técnicas - Ou como aprendi quase tudo num só dia”, com Alain Corbel.

O “francês viajante”, como alguém lhe chamou, vem até Beja partilhar a sua arte, utilizando técnicas e materiais tão distintos como a aguarela, a guache, as canetas Bic, as canetas de feltro ou os lápis de cor. Das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30, na Bedeteca. 

A 2.ª edição do Festival Futurama chega ao fim neste fim de semana, em Beja. Para sábado, está reservada mais uma intervenção dos embaixadores Futurama, dirigidos pelo seu parceiro de ideias, o performer e artista multidisciplinar brasileiro Gustavo Ciríaco. No Jardim Público de Beja, organizam um Concurso de Talentos que incentiva crianças, jovens, adultos e idosos do Baixo Alentejo a partilhar com o público as suas vocações e sensibilidades. Ao final do dia, na Santa Casa da Misericórdia, o dramaturgo e encenador Rui Catalão partilha a sua nova criação, “Mal de Ulisses”, em primeira mão no festival, e Roxana Ionesco apresenta a performance “Morte às Fantasmas”.

A edição de 2023 do Futurama termina com os concertos do projecto Cantexto – 7 grupos de cante alentejano - Rosinhas do Loredo, Cantadores de Beringel, Ceifeiras de Pias, Grupo Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, Cardadores da Sete, Grupo Coral da Mina de S. Domingos e Grupo Coral da Vidigueira - interpretam os textos encomendados a sete autores portugueses contemporâneos (Joana Bértholo, Richard Zimler, Regina Guimarães, Ondjaki, Isabela Figueiredo, Afonso Cruz e Marta Pais de Oliveira), através de melodias compostas por Ana Santos, Celina da Piedade e Paulo Ribeiro – e da dupla brasileira Trypas Corassão, composta por Tita Maravilha e Cigarra, que, com o seu “pout pourri funk alucinação”.

Todas as atividades têm entrada livre com contribuição voluntária, de forma a tornar a programação o mais acessível e inclusiva possível.

Neste sábado, ainda, pode contar com outras propostas desportivas e culturais na cidade e concelho.

Com a época desportiva a chegar ao seu final, a Zona Azul ainda tem um conjunto de propostas para proporcionar aos seus atletas e associados, assegura a entidade, dando conta da organização hoje, 17 de Junho, do festival de encerramento das Atividades Aquáticas e a participação, neste sábado, com a equipa de andebol sub14 masculina num torneio triangular em Évora.

Igualmente na capital de distrito, neste sábado, o Pax Julia - Teatro Municipal recebe o 32.º Encontro de Coros, organizado pela autarquia e o Coro de Câmara de Beja. Nesta iniciativa participam, para além do coro anfitrião, o Coro do Carmo de Beja e o Coral Luísa Todi, de Setúbal.

No concelho de Beja, uma das propostas para este sábado vai, também, para a atividade, ao ar livre, da autarquia bejense “Por esses campos fora”. Com o nome “Ao Lusco Fusco”, este passeio leva os participantes a conhecerem, a partir das 19h30, o território da União das Freguesias de Salvada e Quintos.

Em Serpa acontece hoje, 17 de junho, a abertura dos Jogos Municipais. Pelas 09h30 terá lugar, na Rua José Maria da Graça Afreixo (junto à Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra), a concentração dos participantes, e às 10h00 inicia-se o desfile de atletas até ao Pavilhão do Parque Desportivo de Serpa, com a participação do Grupo de Bombos Alén` Ritmo, de Vila Nova São Bento. Seguem-se demonstrações pela Escola de Karaté de Vila Nova São Bento, Grupo de Ginástica Adaptada da Cercibeja /Academia Desporto de Beja, Sport Clube Serpa – Patinagem Artística e Grupo de Ginástica do Programa Gente em Movimento, do Município de Serpa.

Os Jogos Municipais decorrerão até 1 de julho, por todo o concelho, organizados pelo Município de Serpa, juntas e uniões de Freguesia do concelho e Movimento Associativo.

“As estrelas desde o castelo” é o nome da atividade que se realiza, neste sábado à noite, de 17 de junho, no anfiteatro do Castelo de Moura, promovida pela Câmara, em colaboração com o Observatório Lago Alqueva.

Segundo o Município, a iniciativa enquadra-se no plano de atividades da Estação Náutica Moura Alqueva e é direcionada a todas as idades.

“Com a ajuda de técnicos e de materiais próprios, telescópios, os participantes ficarão a conhecer mais sobre as estrelas, a lua, as constelações, o céu”, acrescentou.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.