Voltar

Sociedade

"Desinformação" tema do XV Simpósio de Segurança Informática e Cibercrime - IPBeja

Sociedade

"Desinformação" tema do XV Simpósio de Segurança Informática e Cibercrime - IPBeja

Foto: Rádio Voz da Planície

XV Simpósio de Segurança Informática e Cibercrime (SimSIC 2025) debate a "desinformação como ameaça central à cibersegurança", nos dias 21 e 22 deste mês, ou seja, nesta quarta e quinta-feira, na 15.ª edição SimSIC. Esta iniciativa é promovida pelo Lab UbiNET – “Segurança Informática e Cibercrime” e pelo Mestrado em Engenharia de Segurança Informática do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), e volta a reunir "especialistas nacionais e internacionais para discutir um dos temas mais prementes da atualidade digital: a desinformação".

O SimSIC 2025 conta com um programa diversificado, disponível em https://ubinet.ipbeja.pt/?simsic, "que cruza perspetivas técnicas, legais, éticas, psicológicas e geoestratégicas sobre os riscos da desinformação na sociedade contemporânea. Ameaça Transversal: da geopolítica ao quotidiano digital", explica a organização.

Nesta quarta-feira, dia 21, o auditório Principal do IPBeja recebe "dez conferências centradas na desinformação, com intervenções de especialistas como o General Isidro Morais Pereira, que abordará a temática na ótica militar, Jorge Silva Carvalho, ex-Diretor-Geral do SIED, que trará a visão dos serviços de informações, e Rogério Matos Bravo, ex-Coordenador da PJ, que analisará os impactos na investigação criminal", é divulgado no programa da iniciativa.

Estão previstas, igualmente, de acordo com a organização, "intervenções de académicos e peritos como Pedro Moreira, que apresentará técnicas de deteção de desinformação, a professora Agnieszka Osmola, com uma abordagem psicológica e linguística, e o professor Francisco Rocha, que tratará a temática no quadro do Regulamento dos Serviços Digitais. O programa contempla também olhares internacionais e interdisciplinares, com destaque para o professor Coriolano Camargo, que discutirá o quadro legal brasileiro, e para a Prof.ª Francesca Maschio, que abordará o European Freedom Act." está disponível, ainda, "formação prática e simulação de cibercrime".

O segundo dia, 22 de maio, tem as atividades no Espaço H2O da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e "será dedicado à formação prática e ao exercício simulado de cibercrime, com a realização da já tradicional «Casa do Crime», onde equipas especializadas recriarão um cenário de ciberataque em tempo real. Estão ainda previstas duas workshops técnicas, promovidas pelas empresas Fortinet e Aruba, e um Campeonato de Jogos, onde os participantes enfrentarão ciberataques dirigidos tanto aos jogadores como ao servidor da competição", é revelado também.

"Num mundo onde a informação circula em rede com uma velocidade sem precedentes, a desinformação representa uma ameaça sistémica à confiança digital, à coesão social e à estabilidade democrática. Ao dedicar a sua 15.ª edição a este tema, o SimSIC afirma-se como um fórum essencial de pensamento crítico e de capacitação técnica para todos os que, no setor público ou privado, enfrentam os desafios da cibersegurança", sublinha a organização.

Mais informações e inscrições em: https://ubinet.ipbeja.pt/?simsic



PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.