Voltar

Sociedade

Hoje é Dia Internacional da Mulher. Data é celebrada em muitos concelhos do Alentejo

Sociedade

Hoje é Dia Internacional da Mulher. Data é celebrada em muitos concelhos do Alentejo

Foto: CM Beja

Nesta data são lembradas as operárias protagonistas do protesto realizado a 8 de março de 1857, em Nova Iorque. Neste dia, estas mulheres fizeram greve e ocuparam a fábrica onde trabalhavam. Reivindicavam a redução do horário de trabalho de 16 para 10 horas diárias. Uma data celebrada um pouco por todo o Alentejo.

A 8 de março de 1857, as operárias foram encerradas na fábrica onde, entretanto, se deu um incêndio e cerca de 130 morreram queimadas.

Em 1910, durante uma conferência internacional que decorreu na Dinamarca, foi decidido, em homenagem a estas mulheres, comemorar a 8 de março o "Dia Internacional da Mulher".

Uma data que se transformou num importante marco para a luta, emancipação e defesa dos direitos das mulheres de todo o Mundo.

Foto: CM Beja

Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional das Mulheres, o Município de Beja promove um conjunto de atividades, com o mote "+igualdade”.

"Trata-se de um programa de incentivo à reflexão acerca do progresso a nível dos direitos humanos, igualdade de género e o empoderamento das mulheres, que inclui a divulgação de informação, ações de formação, animação de rua, exposições e sessões de sensibilização através da educação pelos pares. As atividades são realizadas no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade, Cidadania e Não Discriminação (PMICND), em parceria com o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Beja e a Escola Profissional Bento Jesus Caraça", explica a autarquia na divulgação destas iniciativas.


Foto: Freepik

As comemorações acontecem em muitos concelhos do Alentejo e a Voz da Planície divulga aqui, as atividades reveladas pelos municípios.

Em Castro Verde e no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, é inaugura nesta sexta-feira, no Museu da Ruralidade, em Entradas, às 18h00, a Exposição “Mulheres dos Campos do Sul, I República, Estado Novo e Revolução de Abril”.

Em Moura, às 18h00, há “InMusic Experience – Concerto para as mulheres” que, além de ser uma performance musical é também uma celebração coletiva da diversidade e força femininas. Depois da experiência, haverá um pequeno lanche para as participantes.

O Município de Ourique celebra a data com a realização de um jantar, às 19h30, em Aldeia de Palheiros.

A Câmara de Serpa preparou algumas iniciativas destinadas a refletir os avanços no reconhecimento dos direitos das mulheres e a sua participação rumo a uma cidadania plena, destacando os percursos de algumas mulheres que se visibilizaram em diversas áreas, que decorrem durante este mês. Hoje, às 11h00, a atividade é para o público juvenil e consiste na projeção de "Um novo olhar sobre" esta data, na Biblioteca Municipal, um filme do Núcleo do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), de Aveiro.

O Município de Grândola assinala a data com um programa que decorre até 16 de março, e que apresenta eventos culturais associados ao Programa Comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril. Hoje a celebração é com um concerto de Capicua, às 22h00, no Parque de Feiras e Exposições. A entrada é gratuita.

O quarteto "Vozes da Rádio" apresenta um espetáculo no auditório Municipal de Alcácer do Sal,  esta noite pelas 21h00. Com esta iniciativa, aquele grupo da cidade do Porto pretende assinalar o Dia da Mulher.



PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.