A 8 de março de 1857, as operárias foram encerradas na fábrica onde, entretanto, se deu um incêndio e cerca de 130 morreram queimadas.
Em 1910, durante uma conferência internacional que decorreu na Dinamarca, foi decidido, em homenagem a estas mulheres, comemorar a 8 de março o "Dia Internacional da Mulher".
Uma data que se transformou num importante marco para a luta, emancipação e defesa dos direitos das mulheres de todo o Mundo.
A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN, tendo em conta as desigualdades, discriminações e violências que afetam as mulheres, em especial, as trabalhadoras, convocou esta semana com o lema: "Igualdade no trabalho. Liberdade na vida – Tempo de luta. Futuro de paz", com iniciativas diversificadas em todo o País.
"No plano laboral os salários são baixos, a precariedade é elevada, os horários são longos e desregulados, aumentam as discriminações e a dificuldade em conciliar a vida pessoal e familiar com o trabalho, cresce o desemprego, a proteção no desemprego é insuficiente e a pobreza está instalada", são revelações, também, do estudo realizado.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com